11/03/2011

Livro do mês de Março


 
Ana Saldanha

 Ana Saldanha na Escola Secundária de S. Pedro do Sul, no dia 18 de Março de 2011


Nasceu em 1959 no Porto, tendo-se licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Ingleses) em 1981, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 1992 fez o Mestrado em Literatura Inglesa em Birmingham e em 1999 doutorou-se em Literatura Infantil Inglesa e Teoria da Tradução na Universidade de Glasgow. Ensinou Inglês a portugueses do Porto e Português a ingleses de Birmingham e Glasgow. Participou e apresentou comunicações em congressos no âmbito da Literatura Infanto-Juvenil.


Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. Mas é sobretudo conhecida como autora de livros para jovens, domínio em que se afirma como uma das vozes mais seguras e promissoras do panorama português contemporâneo.



Pela sua obra recebeu vários prémios:

1994 - Três semanas com a avó, romance juvenil, Verbo (menção honrosa do Prémio Adolfo Simões Müller).



1995 - Círculo imperfeito, romance, Presença (Prémio Cidade de Almada 1994)


Uma questão de cor, romance juvenil, Edinter (recomendado pelo IBBY; seleccionado para as Olimpíadas da Leitura de 1996; finalista do Prémio Unesco de Literatura Infantil e Juvenil em Prol da Tolerância de 1997).

Sem comentários: