Mostrar mensagens com a etiqueta leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta leitura. Mostrar todas as mensagens

01/10/2015

Mês Internacional da Biblioteca Escolar



A Biblioteca Escolar celebra esta data, mais uma vez, com atividades promotoras da leitura e das literacias.

Para os mais pequenos (EPE), a Liliana Gonçalves, que visita pela primeira vez a nossa Biblioteca como Escritora, traz um livro inovador não só pela história, mas também pela multiplicidade de formatos (a história pode ser ouvida, lida e entendida por todos, sem exceção).

Para os mais crescidinhos (1º CEB), o António Vilhena encarregar-se-á de trazer uma Formiga com muitas habilidades, de tal modo que já é personagem principal em várias histórias.
O "Baú de Histórias" vai sair mais cedo este ano, para anunciar a vinda dos escritores aos alunos das aldeias do Concelho.

Haverá ainda Formação do Utilizador da Biblioteca Escolar,

Entrega dos prémios do Concurso Autor do Mês de 2014/15 (Escola Secundária).

E talvez uma surpresa para os utilizadores da BE, no dia 26 de outubro, o Dia da Biblioteca Escolar.

21/09/2015

Biblioteca Escolar Receção ao aluno

As Professoras Bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul desejam a toda a comunidade escolar um excelente e profícuo Ano Letivo 2015/2016. Aguardamos a visita de todos vós nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento. Deixamos uma mensagem especial a todos os pais/encarregados de educação:


A Biblioteca no Centro da promoção da Leitura


20/09/2015

Autor do mês de setembro/outubro

O Concurso Autor do Mês será sempre referente a um autor da Educação Literária do 3º ciclo.
Tal como no ano anterior, tem um regulamento que podes consultar aqui.
Este ano, o concurso será realizado na Biblioteca, ou num computador com Internet perto de ti.
Deves consultar o blogue da BE e responder ao questionário online.
Para isso, consulta a informação que disponibilizamos.
De seguida, responde ao questionário aqui.

José Gomes Ferreira, autor das obras Mundo dos outros, indicada para o 8ºano, e Aventuras de João sem medo, para o 9º ano, é o primeiro Autor do Mês do ano letivo de 2015/2016.



Vê também o documentário

José Gomes Ferreira, um Homem do Tamanho do Século

26/05/2015

Crescer+ a Ler 7º A JI 01


Click to play this Smilebox slideshow


No dia 6 de maio, a Beatriz Rodrigues e a Maria João, do 7º A, visitaram as crianças da sala Branca do JI da Escola Básica nº 1. Na bagagem levavam a  história de uma criança que só desejava um amigo para ser ainda mais feliz. A Educadora Emília recebeu-nos com o carinho de sempre e até visitámos o cantinho SOBE. 
http://sobe-aesps.blogspot.pt/p/escola-basica-n-1-ji1-branca.html


                                                                          A Professora Bibliotecária

                                                                                           Lurdes Meneses

Crescer+ a Ler 8º C JI Misericórdia

Click to play this Smilebox slideshow


No dia 6 de maio, Ana Filomena, Inês Tavares Branco e Mariana Almeida, 8º C, acompanhadas pela docente de Português, Susana Girão, leram às crianças de 5 anos do JI da Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul, as histórias: “A joaninha cansada”, “O sabonetinho de amêndoa” e “A Filhó dourada”. as crianças contribuíram para enriquecer as história com desenhos ilustrativos.

25/05/2015

Crescer+ a Ler 7º C JI 04

No dia 29 de abril, a Daniela Marques, a Suzana Esteves e a Tatiana Van Den Rodrigues, 7º C, estiveram na sala 04 do JI da Escola Básica nº 1 e contaram aos pequenos a sua grande viagem pelo mundo. Perderam-se entre magníficas paisagens e raros animais, mas chegaram sãs e salvas para contar  a história. 

Click to play this Smilebox slideshow


14/05/2015

Crescer+ a Ler 8º B JI 03

A Joana Figueiredo, do 8º B, leu mais uma vez a sua história com final feliz, "Papoila". Desta vez, acompanhada pela sua colega do 8º C, encantaram as crianças da sala 03 do JI da Escola Básica nº 1.
A história, vão ter oportunidade de a ler depois de editado o livro.

27/04/2015

Dia Mundial do Livro - Leituras partilhadas

A atividade "Leituras Partilhadas" consistiu na partilha da leitura dramatizada de um texto pelos alunos do 3º ciclo (8º e 9º ano) aos colegas do ensino secundário. 
O texto "No Chapeleiro", de Karl Valentin, cedido pelo Professor Carlos Silva, formador da oficina "Arte de dizer" dirigida aos alunos do 10º ano, foi trabalhado e adaptado pela Equipa da Biblioteca Escolar e proposto aos docentes de Português do 3º ciclo que prepararam os alunos para a sua leitura. 

As vozes do vídeo são da Joana Figueiredo, 8º B, e do Nuno Dias, 8º E.




A  Professora Bibliotecária: Maria de Lurdes Meneses

24/04/2015

Dia Mundial do Livro

O livro e  a leitura têm vindo a ser celebrados durante toda esta semana, na Escola Secundária, nas aulas de Português, essencialmente. Alunos do 8º e 9º anos partilharam a leitura dramatizada de um texto humorístico "No Chapeleiro" de Karl Valentin, um comediante alemão, autor e produtor de filmes que tinha especial mestria no uso das palavras.




No dia 23 de abril, os LIVROS e a leitura marcaram presença na sala de Professores.



A Joana Figueiredo e a Inês Vieira, 8º B, presentearam os Professores com o humor que caracteriza os textos de Karl Valentin.


O Simão, 7º C, leu o texto de sua autoria, "Manuel e o livro mágico", escrito no âmbito do Projeto "Crescer+ a Ler", destinado a crianças da Educação Pré-Escolar, público-alvo do referido projeto. 
A mensagem do texto adequa-se a esta comemoração pela magia do seu conteúdo. E, apesar de se destinar a promover a leitura e a escrita, e a despertar a imaginação das crianças, deixa nos adultos um suave sabor a nostalgia.

Partilhamos o texto inédito do Simão.

Manuel e o livro mágico

Os alunos do 9º G, sob orientação da Professora Isabel Silva, também  participaram nesta comemoração.  Escreveram frases sobre o livro em tenras folhas de plátano e ofereceram o seu trabalho à Biblioteca Escolar.



A Professora Bibliotecária
Lurdes Meneses





Concurso Nacional de Leitura 2015

Mais uma vez, e pelo sexto ano consecutivo, a Escola Secundária de São Pedro do Sul participou no Concurso Nacional de Leitura.
Três alunas do 3º ciclo, Mariana Ferreira, Mariana Almeida e Inês Casais, marcaram a sua presença  na Festa da Leitura que se realizou em Mortágua, no dia 22 de abril. 


CNL2015 Mortágua - Kizoa Video Maker

A Professora Bibliotecária
Lurdes Meneses

18/04/2015

o último livro que li

O último livro que li
Recolha das citações e sugestões de professores e alunos que aderiram a este desafio da Biblioteca Escolar, no dia Mundial do Livro, em 2013/14. 






05/03/2015

Encontro com a escritora Ana Maria Magalhães



Nos dias 16 e 17 de março, a escritora Ana Maria Magalhães estará no Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul para um encontro com alunos do 5º, 6º, 7º e 8º anos, da Escola Básica nº 2 e da Escola Secundária.
O encontro terá lugar no Cineteatro Jaime Gralheiro.

18/02/2015

Crescer+ a Ler - 7º C - S. Félix

No dia 28 de janeiro,  cinco alunos do 7º C, acompanhados da docente de Português e da Professora Bibliotecária, deslocaram-se a S. Félix para contarem as suas histórias às crianças do Jardim de Infância.
Receberam-nos muito bem, em S. Félix.
Obrigada.
Click to play this Smilebox slideshow




11/02/2015

CNL - 2ª fase




A 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura realiza-se na

Biblioteca Municipal de MORTÁGUA, no dia

22 de abril de 2015

02/02/2015

top leitor janeiro


As cinco melhores leitoras do mês de janeiro:

Sandra Cristina Duarte Santos - 11ºD

Bárbara Daniela M. Rua - 11ºD 

Patrícia Daniela Ferreira Pereira - 12ºC2

Luana Silva Rodrigues Almeida - 10ºD

Lara Souza Silva - 9ºF


Parabéns! 
Boas Leituras.