- início
- horário e equipa
- biblioteca digital
- revistas e jornais online
- jogos didáticos
- trabalhos de alunos
- projetos
- documentos de referência
- publicações da Biblioteca
- difusão bibliográfica
- educação literária 7º, 8º, 9º
- aprender com a biblioteca escolar
- apoio ao currículo
- TOP Leitor
- concurso autor do mês
- Audiobook Auto da Barca do Inferno
Mostrar mensagens com a etiqueta leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta leitura. Mostrar todas as mensagens
01/09/2016
09/05/2016
03/03/2016
Semana da Leitura 2016
19/11/2015
01/10/2015
Mês Internacional da Biblioteca Escolar
A Biblioteca Escolar celebra esta data, mais uma vez, com atividades promotoras da leitura e das literacias.
Para os mais pequenos (EPE), a Liliana Gonçalves, que visita pela primeira vez a nossa Biblioteca como Escritora, traz um livro inovador não só pela história, mas também pela multiplicidade de formatos (a história pode ser ouvida, lida e entendida por todos, sem exceção).
Para os mais crescidinhos (1º CEB), o António Vilhena encarregar-se-á de trazer uma Formiga com muitas habilidades, de tal modo que já é personagem principal em várias histórias.
O "Baú de Histórias" vai sair mais cedo este ano, para anunciar a vinda dos escritores aos alunos das aldeias do Concelho.
Haverá ainda Formação do Utilizador da Biblioteca Escolar,
Entrega dos prémios do Concurso Autor do Mês de 2014/15 (Escola Secundária).
E talvez uma surpresa para os utilizadores da BE, no dia 26 de outubro, o Dia da Biblioteca Escolar.
21/09/2015
Biblioteca Escolar Receção ao aluno
As Professoras Bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul desejam a toda a comunidade escolar um excelente e profícuo Ano Letivo 2015/2016. Aguardamos a visita de todos vós nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento. Deixamos uma mensagem especial a todos os pais/encarregados de educação:
A Biblioteca no Centro da promoção da Leitura
A Biblioteca no Centro da promoção da Leitura
20/09/2015
Autor do mês de setembro/outubro
O Concurso Autor do Mês será sempre referente a um autor da Educação Literária do 3º ciclo.
Tal como no ano anterior, tem um regulamento que podes consultar aqui.
Este ano, o concurso será realizado na Biblioteca, ou num computador com Internet perto de ti.
Deves consultar o blogue da BE e responder ao questionário online.
Para isso, consulta a informação que disponibilizamos.
De seguida, responde ao questionário aqui.
José Gomes Ferreira, autor das obras Mundo dos outros, indicada para o 8ºano, e Aventuras de João sem medo, para o 9º ano, é o primeiro Autor do Mês do ano letivo de 2015/2016.
Vê também o documentário
Tal como no ano anterior, tem um regulamento que podes consultar aqui.
Este ano, o concurso será realizado na Biblioteca, ou num computador com Internet perto de ti.
Deves consultar o blogue da BE e responder ao questionário online.
Para isso, consulta a informação que disponibilizamos.
De seguida, responde ao questionário aqui.
José Gomes Ferreira, autor das obras Mundo dos outros, indicada para o 8ºano, e Aventuras de João sem medo, para o 9º ano, é o primeiro Autor do Mês do ano letivo de 2015/2016.
Vê também o documentário
José Gomes Ferreira, um Homem do Tamanho do Século
Etiquetas:
autor do mês,
José Gomes Ferreira,
leitura
26/05/2015
Crescer+ a Ler 7º A JI 01
No dia 6 de maio, a Beatriz Rodrigues e a Maria João, do 7º A, visitaram as crianças da sala Branca do JI da Escola Básica nº 1. Na bagagem levavam a história de uma criança que só desejava um amigo para ser ainda mais feliz. A Educadora Emília recebeu-nos com o carinho de sempre e até visitámos o cantinho SOBE.
http://sobe-aesps.blogspot.pt/p/escola-basica-n-1-ji1-branca.html
A Professora Bibliotecária
Lurdes Meneses
Etiquetas:
Crescer+ a Ler,
leitura
Crescer+ a Ler 8º C JI Misericórdia
|
|
No dia 6 de maio, Ana Filomena, Inês Tavares Branco e Mariana Almeida, 8º C, acompanhadas pela docente de Português, Susana Girão, leram às crianças de 5 anos do JI da Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul, as histórias: “A joaninha cansada”, “O sabonetinho de amêndoa” e “A Filhó dourada”. as crianças contribuíram para enriquecer as história com desenhos ilustrativos.
|
Etiquetas:
Crescer+ a Ler,
leitura
25/05/2015
Crescer+ a Ler 7º C JI 04
No dia 29 de abril, a Daniela Marques, a Suzana Esteves e a Tatiana Van Den Rodrigues, 7º C, estiveram na sala 04 do JI da Escola Básica nº 1 e contaram aos pequenos a sua grande viagem pelo mundo. Perderam-se entre magníficas paisagens e raros animais, mas chegaram sãs e salvas para contar a história.
|
|
Etiquetas:
Crescer+ a Ler,
leitura
14/05/2015
Crescer+ a Ler 8º B JI 03
A Joana Figueiredo, do 8º B, leu mais uma vez a sua história com final feliz, "Papoila". Desta vez, acompanhada pela sua colega do 8º C, encantaram as crianças da sala 03 do JI da Escola Básica nº 1.
A história, vão ter oportunidade de a ler depois de editado o livro.
Etiquetas:
Crescer+ a Ler,
leitura
27/04/2015
Dia Mundial do Livro - Leituras partilhadas
A atividade "Leituras Partilhadas" consistiu na partilha da leitura dramatizada de um texto pelos alunos do 3º ciclo (8º e 9º ano) aos colegas do ensino secundário.
O texto "No Chapeleiro", de Karl Valentin, cedido pelo Professor Carlos Silva, formador da oficina "Arte de dizer" dirigida aos alunos do 10º ano, foi trabalhado e adaptado pela Equipa da Biblioteca Escolar e proposto aos docentes de Português do 3º ciclo que prepararam os alunos para a sua leitura.
As vozes do vídeo são da Joana Figueiredo, 8º B, e do Nuno Dias, 8º E.
A Professora Bibliotecária: Maria de Lurdes Meneses
24/04/2015
Dia Mundial do Livro
O livro e a leitura têm vindo a ser celebrados durante toda esta semana, na Escola Secundária, nas aulas de Português, essencialmente. Alunos do 8º e 9º anos partilharam a leitura dramatizada de um texto humorístico "No Chapeleiro" de Karl Valentin, um comediante alemão, autor e produtor de filmes que tinha especial mestria no uso das palavras.
No dia 23 de abril, os LIVROS e a leitura marcaram presença na sala de Professores.
No dia 23 de abril, os LIVROS e a leitura marcaram presença na sala de Professores.
A Joana Figueiredo e a Inês Vieira, 8º B, presentearam os Professores com o humor que caracteriza os textos de Karl Valentin.
O Simão, 7º C, leu o texto de sua autoria, "Manuel e o livro mágico", escrito no âmbito do Projeto "Crescer+ a Ler", destinado a crianças da Educação Pré-Escolar, público-alvo do referido projeto.
A mensagem do texto adequa-se a esta comemoração pela magia do seu conteúdo. E, apesar de se destinar a promover a leitura e a escrita, e a despertar a imaginação das crianças, deixa nos adultos um suave sabor a nostalgia.
Partilhamos o texto inédito do Simão.
Partilhamos o texto inédito do Simão.
Manuel e o livro mágico
Os alunos do 9º G, sob orientação da Professora Isabel Silva, também participaram nesta comemoração. Escreveram frases sobre o livro em tenras folhas de plátano e ofereceram o seu trabalho à Biblioteca Escolar.
A Professora Bibliotecária
Lurdes Meneses
Concurso Nacional de Leitura 2015
Mais uma vez, e pelo sexto ano consecutivo, a Escola Secundária de São Pedro do Sul participou no Concurso Nacional de Leitura.
Três alunas do 3º ciclo, Mariana Ferreira, Mariana Almeida e Inês Casais, marcaram a sua presença na Festa da Leitura que se realizou em Mortágua, no dia 22 de abril.
18/04/2015
o último livro que li
O último livro que li
Recolha das citações e sugestões de professores e alunos que aderiram a este desafio da Biblioteca Escolar, no dia Mundial do Livro, em 2013/14.
Recolha das citações e sugestões de professores e alunos que aderiram a este desafio da Biblioteca Escolar, no dia Mundial do Livro, em 2013/14.
Etiquetas:
Dia Mundial do Livro,
leitura
05/03/2015
Encontro com a escritora Ana Maria Magalhães
Nos dias 16 e 17 de março, a escritora Ana Maria Magalhães estará no Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul para um encontro com alunos do 5º, 6º, 7º e 8º anos, da Escola Básica nº 2 e da Escola Secundária.
O encontro terá lugar no Cineteatro Jaime Gralheiro.
Etiquetas:
"Quero ser outro",
Ana Maria Magalhães,
leitura
18/02/2015
Crescer+ a Ler - 7º C - S. Félix
No dia 28 de janeiro, cinco alunos do 7º C, acompanhados da docente de Português e da Professora Bibliotecária, deslocaram-se a S. Félix para contarem as suas histórias às crianças do Jardim de Infância.
Receberam-nos muito bem, em S. Félix.
Obrigada.
Receberam-nos muito bem, em S. Félix.
Obrigada.
![]() |
Etiquetas:
Crescer+ a Ler,
leitura
11/02/2015
02/02/2015
top leitor janeiro
As cinco melhores leitoras do mês de janeiro:
Sandra Cristina Duarte Santos - 11ºD
Bárbara Daniela M. Rua - 11ºD
Patrícia Daniela Ferreira Pereira - 12ºC2
Luana Silva Rodrigues Almeida - 10ºD
Lara Souza Silva - 9ºF
Parabéns!
Boas Leituras.
30/01/2015
Crescer+ a Ler - 7º A
Etiquetas:
Crescer+ a Ler,
leitura
Subscrever:
Mensagens (Atom)







.jpg)



