07/03/2011

Resultados do concurso Faça lá um poema

Os trabalhos da nossa escola enviados para o concurso:
(Mereciam ganhar, não acham?)

HINO À VIDA


Foge da sombra que te leva
a sombra que já não é tua.
Foge do depois fugidio
da água que não agarras.
Foge do passado encantado
passagem que já te agarrou.
O futuro ainda é segredo,
o antes de ti cessou de existir.

Vive o agora.
É este o segundo ao Sol.

Não gastes as horas
preocupado com o tempo.
O sonho, não o esgotes
porque te faz viver.
Faz do sonho ilimitado
ainda que o sonhes apenas.
Renega no luar da aurora
das nuvens a sombra brusca.

Vive o agora.
É este o segundo ao Sol.

Na água mansa do ribeiro
lava da alma as vãs glórias;
do corpo, as fraquezas e fracassos.
O coração é o músculo vencido
pelo vento do silêncio adormecido.
Ama das praias a simples razão
De viver cada onda a tempo inteiro.
Pensa em não fingir que se vive.

Vive o agora.
É este o segundo ao Sol.
Eleva-te temerário, jovem inocente.
Encontra a luminosa metade de Jano,
a que vale o esforço da voz do mar.
Acredita, essa parte encontrarás,
porque te ergues como uma chama
de afirmação de que existes tu
e tu não existes só.

                                Matilde Bandeira
                                               (25/01/11)



SENTIMENTOS


Tristeza,
Deixa-me, larga-me!
Corta essas correntes,
Que me prendem, que me agarram
E que não me deixam ser feliz!

Felicidade,
Procura-me, encontra-me!
Vem fazer da minha vida,
Um oceano, torna-a
Mais feliz, mais divertida!

Paixão,
Explica-me, ensina-me!
Diz-me o que é amar de verdade,
Diz-me se é bom, se é mau,
Explica-me o que se sente!

Saudade,
Ajuda-me, socorre-me!
Cuida de toda a gente que me é querida,
 Olha por eles e diz-lhes o que sinto!

Esperança,
Agarra-me, prende-me!
Diz-me como posso voltar a vê-los,
Diz-me como posso voltar a senti-los!

Solidão,
Desaparece, evapora-te!
Odeio-te pelo mal que fazes,
Odeio-te pela infelicidade que trazes!

Paz,
Adoro-te, venero-te!
Envolve o mundo,
Traz alegria,
Traz harmonia,
Traz um arco-íris que dure todo o dia!

Dor,
Perde-te, trata-te!
Deixa as pessoas em paz!

Coração,
Ensina-me, ensina-lhes!
Explica-me, explica-lhes!
Diz-nos como lidar contigo,
Diz-nos como tudo pode correr bem!

Sentimento,
Deixa a tristeza, vive a felicidade!
Deixa a guerra, vive a paz!
Deixa a dor, vive a alegria!
Deixa a solidão, vive a paixão!
Deixa a saudade, vive a esperança!
VIVAM A VIDA!

            Anita Rodrigues, 7º B
(Janeiro 2011)

Nota: Brevemente será editado um ebook com todos os poemas concorrentes.

Sem comentários: