Mostrar mensagens com a etiqueta António Mota. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta António Mota. Mostrar todas as mensagens

27/03/2017

Semana da Leitura Encontro com o escritor António Mota 22 de março

Nos dias 22 e 23 de março, no âmbito da Semana da Leitura, mais de 800 alunos do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, da Educação Pré-Escolar, Primeiro, Segundo e Terceiro Ciclos (8ºano) receberam entusiasticamente o escritor António Mota, no Cineteatro Jaime Gralheiro e no auditório da EB1.
A arte subiu aos palcos, onde a poesia, a música, a leitura, a escrita, o teatro e alguns vídeos ilustrativos das atividades preparatórias, sempre protagonizadas pelas crianças e jovens, e, claro está, com o apoio e retaguarda dos professores envolvidos, encantaram o escritor.

António Mota assistiu com muito agrado a todas as atividades preparadas para o receber e felicitou todos os alunos do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul presentes nas diversas sessões durante os dois dias, pelo seu empenho e bom comportamento. Felicitou também todos os professores pela excelente qualidade e preparação das atividades desenvolvidas com base nos seus livros.
António Mota contou-nos episódios da sua vida pessoal e enquanto escritor.  Respondeu a todas as questões de forma simples e até divertida, tendo interagido com os alunos, com elevada simpatia e cordialidade.
Retive uma das suas respostas: “para escrever, não basta a inspiração, aliás nem é necessária, é preciso, isso sim, vontade e trabalho, muito trabalho?”
Depois de satisfeita a curiosidade dos alunos, tiveram lugar os habituais autógrafos dos seus livros. Referiu a este respeito, que um autógrafo é muito importante para quem adquiriu o livro, mas também para o escritor, porque o livro, com a sua obra e a sua história, por instantes, regressa às mãos do seu criador.

Não é possível enumerar individualmente todos os professores e assistentes operacionais que colaboraram com as professoras bibliotecárias e os que deram o seu contributo espontâneo para que esta Festa da Leitura tivesse o seu ponto mais alto centrado nestes dois dias mágicos. Deixamos um agradecimento especial a todos os professores de Português, de Oficina de Música e de Educação Física, e aos que acompanharam os alunos ao cineteatro e no regresso; às educadoras e docentes do 1º, 2º e 3º ciclos de todo o Agrupamento, aos assistentes operacionais, que colaboraram em diversas frentes, quer com os professores, quer com as professoras bibliotecárias; à Câmara Municipal, que disponibilizou transporte para as crianças e alunos do 1º ciclo das escolas de fora da cidade; aos técnicos da CM, cuja disponibilidade e dedicação foram imprescindíveis, desde os ensaios até à concretização do evento; aos profissionais da Editora Leya, que mediaram o encontro cuidando para que tudo decorresse com normalidade e, por fim, à Direção do Agrupamento que envidou todos os esforços no sentido de superar os obstáculos que foram surgindo antes e durante o evento.
Bem hajam!
A Coordenadora da Equipa da Biblioteca Escolar,
Professora Lurdes Meneses







11/12/2013

encontro com António Mota


Encontro com António Mota slideshow

Biblioteca Escolar organizou mais um encontro com um escritor infanto-juvenil. Desta vez, a iniciativa destinada aos alunos do 8º ano, contou com a presença de António Mota que encantou alunos e professores com a sua arte de brincar com as palavras. Foi no passado dia 5 de dezembro, que o escritor António Mota se deslocou à nossa escola para mais uma iniciativa de promoção da leitura, proporcionando a todos momentos muito enriquecedores. 

As docentes de Português do 8º ano e a Biblioteca Escolar iniciaram a preparação do encontro com o escritor com bastante antecedência. A vinda do escritor António Mota está relacionada com uma das suas obras mais emblemáticas Os sonhadores, uma das opções de leitura integral do programa de Português do 8º ano. 


O escritor foi desvendando um rol de histórias que captaram a atenção de todos, alunos e professores…

O escritor

António Mota é um dos autores mais lidos e premiados da Literatura infantil e juvenil. Tem cerca de 80 livros publicados. Pode ser considerado um super escritor!
Durante 34 anos, António Mota tem-se dedicado a semear histórias que têm alimentado a imaginação de milhares de leitores, crianças e jovens, e despertado memórias adormecidas nos mais crescidos.
No livro Os sonhadores a história marca não “o imaginário rural”, como alguém referiu, mas uma ruralidade genuína, autêntica que foi vivida por alguns de nós.
Os frutos desta grande sementeira são colhidos pelos leitores das suas histórias, e a colheita é mais abundante quando o próprio escritor vem até junto dos seus leitores.
A história de um reencontro entre amigos é também o reencontro de um sonho adiado. A escrita não foi, nem por sombras, o sonho adiado do autor deste livro maravilhoso que faz renascer as lembranças de dois jovens separados pelos caminhos da vida, porém unidos pela amizade da infância e pelas memórias vividas
Obrigada, António Mota
Professora Lurdes Meneses


27/11/2013

Os sonhadores

Resumo 

       Esta linda história começa com dois amigos que já não se viam há algum tempo e que se reencontram.
     Um senhor que em tempos de liceu era conhecido por Rosas (mas que o seu nome verdadeiro era Armando Rosas) vai até casa de um ex-colega de liceu que se dá pelo nome de Hermenegildo Sousa (também mais conhecido por Gilinho). Nessa noite em que Rosas apareceu na casa do Sousa, a sua mulher, Deolinda (mulher de Hermenegildo Sousa) estava grávida e estava a acabar de fazer o jantar para os três.
     Depois de ter comido, a Deolinda estava muito cansada e deitou-se. Nessa noite, os dois amigos, começaram uma longa conversa pela madrugada fora. Eles falaram dos belos tempos de liceu e do que faziam agora.
     Nessa conversa toda veio a conversa da paixão que ambos tinham pela escrita. Rosas contou então que escrevia crónicas para a “Flor do Tâmega” e para a Emissora Regional de Amarante. O Gilinho disse também que continuava a escrever, mas que escrevia para a “gaveta”. O Sousa disse que andava à volta de um livro que estava a escrever já havia algum tempo.
     Quando o Rosas lhe perguntou como se chamava o livro, o Gilinho disse-lhe que chamava-se “ A Coisa” porque ainda não sabia qual o título adequado para o livro. Rosas com toda a delicadeza perguntou-lhe que tipo de livro era e o Hermenegildo respondeu-lhe que se tratava da vida.
     Mas o Sousa achava que ninguém o ia ler por isso não valia a pena o livro ter tanta coisa…
     Rosas disse-lhe que se houvesse um editor que podia editar o livro e vende-lo. Antes de Rosas se ir embora, pediu-lhe o livro e disse-lhe que o ia dactilografar. Quando Rosas voltou para a sua casa começou a dactilografar o livro que o amigo tinha escrito…
     O Rosas deixou de reparar nas horas e quando começou a sentir muita fome saiu para a rua para comer, mas quando já estava bem perto do café, o relógio disse-lhe que eram 4:30 da madrugada.
     A partir daí, a história desenrola-se contando então o livro que Gilinho escreveu. O livro falava muito da sua infância. Quando o livro estava prestes a ser entregue ao Hermenegildo já dactilografado, o livro foi roubado…

 pesquisa 7 nov.2013

21/11/2013

António Mota

Biografia

António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de julho de 1957.



Ver mapa maior

António Mota nasceu em VilarelhoOvil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957.
Foi professor do Ensino Básico.Publicou o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979.
Com a obra 
Com a obra O Rapaz de Louredo (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores.
Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas.
Desde 1980 tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Básico e Secundário, assim como bibliotecas públicas,em Portugal e outros países, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianças e jovens.
Colaborou com vários jornais e participou em diversas acções organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação.


Colaborou com vários jornais e participou em diversas acções organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação.

Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.
Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance Pedro Alecrim.

Em 2003, a obra O Sonho de de Mariana, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português  e Associação de Profissionais de Educação de Infância para projecto "O meu brinquedo é um livro".

Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra Se eufosse muito Magrinho. com ilustrações de André Letria.

Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem mais de cinco dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. Tem livros incluídos em listas de obras literárias de qualidade recomendadas pela Internatinal  Youth  Library de  Munique 
Em 2013 foi nomeado como candidato ao prémio literário sueco ALMA de 2014.
Ler mais

António Mota e Planeta Tangerina candidatos ao prémio ALMA

Publicado em 2013-10-10

O escritor António Mota e a editora Planeta Tangerina são candidatos ao prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial Award - ALMA de 2014, anunciou, esta quinta-feira, a organização, na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
O prémio ALMA, no valor de cerca de 500 mil euros, criado em honra da escritora sueca Astrid Lindgren, é considerado o maior na área da literatura para a infância e juventude e da promoção da leitura, distinguido escritores, ilustradores, organismos e pessoas que se dediquem ao livro e a leitura.
António Mota está nomeado pela primeira vez, tendo sido proposto ao prémio pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), mas para a editora Planeta Tangerina esta é a terceira nomeação consecutiva.
A DLGAB tinha proposto a editora portuguesa para a edição de 2011 do galardão, mas, nos dois anos seguintes, a nomeação foi feita diretamente por decisão da organização sueca.
António Mota, nascido em 1957 em Vilarelho, Porto, é autor de mais de 70 livros, muitos dos quais marcados pelo imaginário do mundo rural, uma obra literária com a "singular qualidade de ser ao mesmo tempo intemporal e universal", justificou a DGLAB.
O rapaz de Louredo, Prémio Associação Portuguesa de Escritores em 1983, Pedro Alecrim e Se eu fosse muito magrinho, ambos Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças em 1990 e 2004, são alguns dos títulos escritos por António Mota, autor que tem grande parte da obra no Plano Nacional de Leitura.
(...)
Para o prémio ALMA de 2014 estão nomeados 238 escritores, ilustradores, promotores e organizações de 68 países.
Em edições anteriores foram distinguidos os autores Maurice Sendak, Philip Pullman, Shaun Tan, Kitty Crowther e, este ano, a ilustradora argentina Isol, assim como o Banco do Livro da Venezuela e o Tamer Institute, da Palestina.

O vencedor do prémio será anunciado em março de 2014, durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália.