Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial do Livro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial do Livro. Mostrar todas as mensagens

18/04/2017

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Este ano associa-se aos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal.

Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616.

Em 2017, e porque se comemoram os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal http://150anosdaabolicaodapenademorteemportugal.dglab.gov.pt/, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro como um hino à vida .

O cartaz, um cartoon com conceção e design da ilustradora e cartoonista Cristina Sampaio http://www.cristinasampaio.com/pt/, pretende mostrar simbolicamente que o livro e a leitura são fatores fundamentais para o crescimento económico, político, social e cultural, e que se encontram na base da cidadania plena.


27/04/2016

Dia Mundial do Livro BE EB nº 1 - História do livro activo - 2ª sessão

No dia 26 de abril, as crianças da Educação Pré-Escolar da Escola Básica nº 1 comemoraram o Dia Mundial do Livro, na Biblioteca. Ouviram a História do livro activo e visualizaram imagens ilustrativas. A Beatriz Rodrigues e a Tatiana Carvalho, do 8º A, contaram a história deste livro muito especial e encantaram as crianças que estiveram sempre muito atentas.
Com a ajuda dos adultos e das leitoras, as crianças decoraram com uma flor o livrinho que receberam como lembrança deste dia.

Dia Mundial do Livro BE EB nº 1 - História do livro activo - 1ª sessão

No dia 26 de abril, as crianças da Educação Pré-Escolar da Escola Básica nº 1 comemoraram o Dia Mundial do Livro, na Biblioteca. Ouviram a História do livro activo e visualizaram imagens ilustrativas. A Beatriz Rodrigues e a Tatiana Carvalho, do 8º A, contaram a história deste livro muito especial e encantaram as crianças que estiveram sempre muito atentas.
Com a ajuda dos adultos e das leitoras, as crianças decoraram com uma flor o livrinho que receberam como lembrança deste dia.







24/04/2016

Comemoração do Dia Mundial do Livro - Partilha de leituras Fotos

Nos dias 20 e 21 de abril, para comemorar o Dia Mundial do Livro, os alunos do 8º ao 11º ano assistiram à declamação do Manifesto Anti-Leitura, de José Fanha, e de poemas em espanhol por dois grupos de alunos que prepararam a declamação dos textos. Todos os alunos receberam um marcador de livros elaborado pela Equipa da Biblioteca com a colaboração de alguns alunos. 



Dia Mundial do Livro 2016 - Kizoa Video Editor - Movie Maker

Obrigada a todos os alunos e professores que tornaram possível esta atividade.


Os nossos leitores:

Poesia em espanhol
Maria João Vieira e Rita Sousa - 10º D
Bianca Marques – 8ºE
Inês Ribeiro e Marta Meneses - 8º E
Rita Capela, Matilde Almeida, Matilde Moreira, Joana Barros, Diogo Pinto e Francisca Castro - 8º F

                       
Manifesto: 
Clara Almeida - 11º D
Daniela Pereira - 12º A
Joana Serra - 11º B
Paulo Oliveira - 11º F

Ana Filomena Viveiros
Filipa Marques
Inês Branco
Mariana Loureiro
Sofia Pinho Gomes   9º C

PARABÉNS A TODOS ! 


18/04/2015

o último livro que li

O último livro que li
Recolha das citações e sugestões de professores e alunos que aderiram a este desafio da Biblioteca Escolar, no dia Mundial do Livro, em 2013/14. 






26/04/2014

Dia Mundial do Livro



Dia Mundial do Livro 2014 - Video Maker

... E foi assim que o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor foi celebrado na Escola Secundária de S. Pedro do Sul.
Em breve publicaremos uma brochura com as vossas sugestões de leitura.

31/07/2013

boletim informativo

3º período 2012/2013

 Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor - 23 de abril

Para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca da Escola Secundária de S. Pedro do Sul e o grupo de Espanhol realizaram diversas atividades. 
Proposemos a todos os alunos e professores que dedicassem 30 minutos à leitura, entre as 9:30h e as 10:00h. A escola parou para ler durante 30 minutos. 
Oferecemos aos professores um momento de poesia com a recitação de poemas da autoria de alguns participantes no concurso Faça lá um Poema. 
Distribuímos poemas em Português e em Espanhol com uma mensagem versando a importância do livro. 
Durante o dia, os utilizadores da Biblioteca registaram, num quadro, frases sobre e dos seus livros preferidos. 
Nas portas das salas foram deixadas diversas mensagens sobre leitura e sobre o livro, em português e em espanhol.

Semana do Cinema Espanhol

A semana do cinema espanhol decorreu de 8 a 12 de abril, na Biblioteca. Os alunos de espanhol assistiram a filmes selecionados de acordo com o seu nível de língua e realizaram fichas de exploração pedagógica.
Manolito Gafotas, uma comédia do realizador Miguel Abaladejo, baseado na novela de Elvira Lindo, tinha como tema principal as férias de verão ensombradas pela reprovação de Manolito a Matemática e a espera ansiosa pelo seu pai na expectativa de este os levar à praia.
El Sueño de Valentín é uma comédia dramática dirigida por Alejandro Agresti que ocorre em Buenos Aires. Valentín é um rapaz de 9 anos que vive com a avó e cuja vida assenta em dois sonhos: tornar-se astronauta e ir viver com a sua mãe.
Obaba é um drama baseado na obra ObabakoaK de Bernardo Atxaga, dirigido por Montxo Armendáriz. Lurdes, a personagem principal, é uma estudante de jornalismo que, acompanhada da sua câmara de vídeo, começa uma viagem pelos recantos de Obaba, uma aldeia que encerra um mistério que ela tenta desvendar. 


Projetos

Leitura Solidária

Crescer + a Ler



Clica na imagem para ver as fotos em tamanho grande.

Foi um projeto abrangente que envolveu quarenta e oito alunos de cinco turmas do 7º e 8º anos da Escola Secundária e as crianças de três, quatro e cinco anosno Jardim de Infância da Misericórdia de S. Pedro do Sul. As atividades de leitura e lúdicas fizeram crescer+, em todos os participantes, o gosto pela leitura, ao mesmo tempo que desenvolveram competências variadas ao nível da expressão oral e do trabalho colaborativo, tendo contribuído para o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens de ambas as partes.
Para os mais pequeninos, os alunos da secundária adaptaram, recriaram e escreveram até, histórias originais. Além da leitura e da dramatização de algumas delas, os mais talentosos também interpretaram canções infantis, que ensaiaram com as crianças, orientadas pela professora Ana Beato. Uma das formas de contar histórias é através da imagem e, de certa forma, também as crianças recontaram as histórias, ilustrando algumas e colorindo outras. 
A Equipa da Biblioteca (Profesoras Lurdes Meneses e Lurdes Cardoso) agradece a cada um dos intervenientes a sua importante colaboração, da qual dependeu o sucesso deste projeto, nomeadamente, à Diretora do Jardim de Infância, Idalina Barros, às Educadoras, Teresa Tojal, Paula Paiva, Isabel Ferreira e Vera Neves; às auxiliares das respetivas salas; e às Docentes de Português da Escola Secundária, Ana Beato, Carla Pereira, Elisa Gomes e Isabel Silva.

Ler + Jovem

(em parceria com a Biblioteca Municipal e com o Gabinete de Intervenção Social)

Este projeto cresceu em torno de uma ideia solidária: a de levar alguns momentos de alegria e carinho aos seniores das Instituições de Solidariedade Social de Carvalhais, Santa Cruz da Trapa e Vila Maior, e atenuar a sua solidão, através da leitura e com a juventude e a alegria dos nossos alunos. 
Entre as atividades desenvolvidas destacamos a leitura de histórias, a simulação de situações de perigo iminente, com o objetivo de prevenir os idosos contra possíveis burlões, atividades lúdicas, (Quem sabe, sabe, jogo de cheiros e de objetos e jogo de treino de memória recente). 
Agora que chegou ao fim, o balanço é muito positivo. Durante oito meses, trinta e quatro jovens e quatro professores receberam muito mais do que o que deram. 
Ouvimos as suas histórias, de vidas outrora preenchidas com afazeres sem fim, com filhos de quem, agora, se encontram separados pela distância e com os companheiros que os esperam ao fim do dia e casa. As horas são preenchidas com as memórias do passado e é nos seus olhos cansados que conseguimos ler a falta de esperança e a resignação de quem já não espera mais nada da vida… Alguns, como a alegre e inconsciente ceifeira, de Fernando Pessoa, cantavam as cantigas que lhes faziam surgir lembranças indefinidas e já gastas pela idade, mas aguçadas e vivas como as esquinas da saudade. 
Este projeto alertou-nos para a existência de uma realidade que caminha ao nosso lado e que é a ponta de um iceberg com dimensões de que poucos suspeitam: a solidão e o isolamento dos idosos. Em todos as instituições encontrámos o calor humano e o carinho de quem dedica grande parte dos seus dias a atenuar o sofrimento que a solidão teima em acentuar.

Apresentamos a reportagem fotográfica que registou alguns momentos dignos de serem recordados.