difusão bibliográfica

Monografias e Filmes 2017
Livros e filmes em 2015/2016








Livros e filmes em 2014/2015







Livros e filmes adquiridos em 2013/2014

abril 2014


março 2014

Livro para o Concurso Nacional de Leitura - ensino secundário, no Distrito de Viseu

Livro para o Concurso Nacional de Leitura - ensino secundário, no Distrito de Viseu
















Livro para o Concurso Nacional de Leitura - 3º ciclo, no Distrito de Viseu















janeiro 2014

Livros

Título
Autor
Editora
Eu, Malala
Malala Yousafzai / Christina Lamb
Editorial presença
Livro
José Luís Peixoto
Quetzal Editores
As mães têm de ser chatas
Isabel Stilwell
Verso de capa
Filhos da Costa do Sol
Manuel Arouca
Oficina do Livro
O último Grimm
Álvaro Magalhães
Asa
Terra Sonâmbula
Mia Couto
Caminho
Viagem de Portugal
José Saramago
Caminho
Aquilo que os olhos vêem ou o Adamastor
Manuel António Pina
Aviãozinho
Mayombe
Pepetela
D. Quixote
50 ideias de economia que precisa mesmo de saber
Edmund Conway
D. Quixote
O mundo segundo BOB
James Bowen
Porto Editora
A desumanização
Valter Hugo Mãe
Porto Editora
Os filhos da droga
Christiane F.
Bizâncio
O dia da águia
Robert Muchamore
Porto Editora
O tímido e as mulheres
Pepetela
D. Quixote
Padeira de Aljubarrota
Maria João Lopo de Carvalho
Oficina do Livro
A travessia
Wm. Paul Young
Porto Editora
Ínclita geração
Isabel Stilwell
A Esfera dos Livros
Catarina de Bragança
Isabel Stilwell
A Esfera dos Livros
O Homem de Constantinopla
José Rodrigues dos Santos
Gradiva

Filmes

42  
Rickey (Harrison Ford), presidente do Brooklyn Dodgers, encontrou em Jackie Robinson (Chadwick Boseman) o jogador perfeito para enfrentar um desafio muito maior que o esporte: vencer o preconceito dos torcedores e dos próprios colegas de time. Antes da “ação” da dupla, independente das habilidades técnicas, os jogadores negros eram restritos à Liga Negra de Beisebol. O título do filme é referência ao número da camisa de Robinson.
A 11ª hora
Chegou a 11ª hora da Humanidade: o nosso último momento para mudar de rumo e pôr um travão à nossa viagem em direcção ao colapso ecológico global, Leonardo DiCaprio produz e narra esta visão urgente e de carácter transformacional sobre onde estivemos, para onde vamos e - mais importante - como podemos mudar. Pensadores, desde Mikhail Gorbachev e Stephen Hawking ao especialista em designs sustentáveis William McDonough e muitas outras personalidades, revelam o estado critico actual da vida no planeta terra. Imagens impressionantes de cheias, incêndios, furacões, massas de gelo que colapsam e montes cada vez maiores de lixos, são justapostas a imagens de um futuro sustentável, incitando-nos a agir. Será que vamos utilizar as novas tecnologias e mudar o nosso comportamento para salvar o planeta? Temos uma crise em mãos, mas lembremo-nos que temos as soluções para salvar este planeta azul único para as gerações que se seguem.

A Duquesa
 Georgiana Spencer (Keira Knightley) casou-se aos 18 anos com o Duque de Devonshire (Ralph Fiennes), que queria a todo custo ter um filho. Possuindo o título de Duquesa de Devonshire, logo Georgiana demonstrou sua inteligência e perspicácia perante a corte inglesa. Entretanto ela não conseguia dar ao duque um filho, com todas as suas tentativas de ficar grávida resultando em abortos ou em filhas. Isto faz com que o relacionamento entre eles se deteriore, pouco a pouco.


A gaiola dourada
Num dos melhores bairros de Paris, Maria e José Ribeiro vivem há cerca de 30 anos na casa da porteira no rés-do-chão de um prédio da segunda metade do século XIX. Este casal de imigrantes portugueses é querido por todos no bairro: Maria uma excelente porteira e José um trabalhador da construção civil fora de série. Com o passar do tempo, este casal tornou-se indispensável no dia-a-dia dos que com ele convivem. São tão apreciados e estão tão bem integrados que, no dia em que surge a possibilidade de concretizarem o sonho das suas vidas, regressar a Portugal em excelentes condições, ninguém quer deixar partir os Ribeiro, tão dedicados e tão discretos. Até onde serão capazes de ir a sua família, os seus vizinhos e os patrões para não os deixarem partir? Mas estarão, a Maria e o José, verdadeiramente com vontade de deixar França e de abandonar a sua preciosa gaiola dourada?

A rede social
Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.
 Amistad
Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

Corações perdidos
Durante uma viagem de trabalho a Nova Orleães, Doug conhece Mallory, uma jovem fugitiva, impulsiva e revoltada, que vive uma vida pouco recomendável como strip. Motivado por sentimentos que ele próprio não compreende, Doug decide abandonar a sua antiga vida para salvar a desta jovem. Mas esta situação complica-se com a presença de Lois a mulher de Doug, que libertando-se dos medos que a prenderam em casa durante anos, se junta a eles. Estas três vidas perdidas acabam por encontrar umas nas outras a esperança e a redenção que procuram, acabando por descobrir um inesperado elo de união que os une como se fossem uma família.

Ferrugem e osso
Alain (Matthias Schoenaerts) está desempregado e vive com o filho, de apenas cinco anos. Ele parte para a casa da irmã em busca de ajuda e logo consegue um emprego como segurança de boate. Um dia, ao apartar uma confusão, ele conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma bela treinadora de orcas. Alain a leva em casa e deixa seu cartão com ela, caso precise de algum serviço. O que eles não esperavam era que, pouco tempo depois, Stéphanie sofreria um grave acidente que mudaria sua vida para sempre.
Favores em Cadeia
Título original: Pay It Forward
Imaginem apenas. Fazemos um favor a alguém que realmente a ajude e dizemos que não queremos que este seja retribuido a nós, mas sim a três outras pessoas que, em troca fazem o mesmo a outras três - e assim sucessivamente criando uma cadeia crescente de bondade e respeito. Impossível? Esta é uma palavra que não entra no vocabulário do pequeno estudante Trevor McKinney, que desencadeia uma reacção em cadeia de bondade para o seu projecto escolar de estudos sociais. Qual será o impacto que uma ideia tão pura e sincera pode ter?
eXistenZ
Allegra Geller, uma líder mundial na criação de jogos, está a testar o seu novo jogo de realidade virtual, “eXistenZ”, com um grupo específico. Quando o teste é iniciado, ela é atacada por um assassino fanático que utiliza uma arma biológica bizarra. Ela foge com um jovem estagiário de marketing, Ted Pikul, que,repentinamente, é designado para ser seu guarda-costas. Infelizmente, o seu “pod”, um dispositivo orgânico de jogos, que contém a única cópia do programa do jogo “eXistenZ”, está danificado. Para inspecioná-lo, ela convence Ted a aceitar um portal de jogos no seu próprio corpo para que ele possa jogar o jogo com ela. 
Os acontecimentos que conduzem a isto e a resolução do jogo conduzem o par numa estranha aventura, onde a realidade e as movimentações deles são impossíveis de determinar, tanto pela perspetiva deles, quer pela perspetiva do jogo.


Grandes esperanças
Pip é um jovem orfão que graças a um misterioso benfeitor, tem a oportunidade de abandonar as suas origens humildes e se tornar num cavalheiro, frequentador da mais ilustre sociedade de Londres. Através desta posição, Pip tenta conquistar o amor da encantadora Estella, uma mimada herdeira e a sua paixão desde os tempos de infância. Só que a revelação sobre a origem da herança de Pip irá ter consequências devastadoras na sua vida e na de todos ao seu redor.


Efeitos secundários
Emily e Martin (Rooney Mara e Channing Tatum) são um jovem casal nova-iorquino a viver algumas dificuldades. Ela sofre de perturbações de personalidade que a levam a tentar o suicídio. Preocupado, o casal recorre a Jonathan Banks (Jude Law), um psiquiatra de renome que lhe prescreve Ablixa, um medicamento experimental para o tratamento de ansiedade. Porém, os efeitos secundários dessa nova medicação vão transformar a vida dela num pesadelo para o qual serão arrastados o seu marido Martin e o próprio Banks.
Com argumento de Scott Z. Burns, um "thriller" psicológico realizado pelo veterano Steven Soderbergh ("Erin Brockovich", "Ocean's Eleven", "Confissões de Uma Namorada de Serviço"). PÚBLICO

Diários de Che Guevara

Lincoln
Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.


Guia para um final feliz
Inside Job
Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, "Inside Job - A Verdade da Crise", mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo actor Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise económica de 2008. A catástrofe, que custou mais de $20 triliões, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos.

O capital
Os cidadãos do século XXI são escravos do Capital: sofrem com os problemas e celebram os triúnfos. Esta é a história da ascensão de um escravo do sistema que transforma-se em seu mestre. O trabalhador Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) se aventura no mundo feroz do Capital. Ao mesmo tempo, o chefe de um importante banco de investimentos europeu se apega ao poder, quando uma empresa americana tenta comprá-los.
O seu nome  era Sarah 
Julia Jarmond (Kristin Scott Thomas), uma jornalista americana casada com um francês, é solicitada para escrever um artigo sobre o famoso ataque de Vel d’Hiv, que teve lugar em Paris, em 1942. Acaba por se deparar com o segredo de uma família que a ligará para sempre ao destino de uma jovem judia, Sarah. Julia toma conhecimento que o apartamento para onde ela e o marido tencionam mudar-se foi adquirido pela família Bertrand quando os ocupantes judeus foram despejados e deportados 60 anos antes. Resolve, então, descobrir o que aconteceu aos anteriores ocupantes: Wladyslaw e Rywka Starzynski, pais da Sara, de 10 anos, e de Michel, de 4 anos. Quanto mais Julia descobre, especialmente sobre Sarah, a única sobrevivente da família Starzynski, mais desvenda sobre a família Bertrand, sobre França e, finalmente, sobre ela própria.

Oceanos
“Oceanos” é um documentário épico produzido pela Disney Nature. Aproximadamente  três  quartos  da superfície  da  Terrasão cobertos por água, e o filme explora  as histórias e mistérios que neles se escondem.  Os diretores Jacques  Perrin e Jacques Cluzaud mergulharam fundo nas águas que sustentam a vida da humanidade no planeta, explorando  o esplendor e as duras realidades das estranhas e maravilhosas criaturas que moram no mar. Filmado com a mais  avançada  tecnologia de captação de imagens subaquáticas, “Oceanos” oferece uma perspectiva surpreendente, em um filme encantador para todas as idades.
Os coristas
Em 1949, Clément Mathieu, um professor de música desempregado, aceita trabalho como supervisor num colégio interno para reeducação de menores. Apesar da sua boa vontade, o sistema repressivo aplicado por Rachin, o actual director, impossibilita Mathieu de exercer a sua autoridade sobre os alunos mais problemáticos. A sua missão de ensinar parece condenada ao fracasso, mas ao familiarizar as crianças com a magia do canto, Mathieu vai transformar para sempre as suas vidas.

Pela estrada fora

Quando Sal Paradise, um jovem aspirante a escritor e natural de Nova Iorque, conhece Dean Moriarty, um irresistívelmente charmoso ex-presidiário, casado com a libertária e sedutora Marylou, rapidamente se cria uma forte ligação entre os dois. Determinados a não se deixarem prender pelas rotinas de uma vida normal, os dois amigos cortam as ligações com tudo o que os rodeia e fazem-se à estrada, na companhia de Marylou. Sequiosos por liberdade, os três jovens iniciam uma procura pelo mundo, por novas experiências e por si próprios.


Um porco em Gaza
Conflito bélico de longa duração e difícil resolução, o conflito israelo-palestiniano é o pano de fundo para a narrativa de 'Le Cochon de Gaza', o primeiro filme realizado por Sylvain Estibal. Tendo como cenário a Palestina nas vésperas do chamado “plano de retirada unilateral de Israel”, 'Le Cochon de Gaza' acompanha a peculiar história de Jaafar (Sasson Gabai), um pescador palestino que inadvertidamente vê-se com um visitante inesperado no seu barco, um porco preto oriundo do Vietname que promete trazer-lhe muitas dores de cabeça.


Veronika decide morrer
Veronika (Sarah Michelle Gellar) é uma jovem de 28 anos que, aparentemente, tem uma vida perfeita: possui um bom apartamento em Nova York, é bonita e tem um ótimo emprego. Porém ela sente um vazio dentro de si mesma, sem conseguir entendê-lo. Sem conseguir entender o significado de sua vida, ela decide se suicidar tomando vários remédios. Duas semanas depois, Veronika desperta do coma e percebe que está em uma clínica para doentes mentais. Lá ela é informada que ssua tentativa de suicídio fez com que seu coração parasse, gerando ferimentos que jamais se recuperarão. Sem saber ao certo quanto tempo ainda lhe resta, ela decide viver de uma forma inteiramente diferente do que vinha fazendo até então.

Trust - Perigo online
Após pensar muito Will(Clive Owen) e Lynn (Catherine Keener) resolvem presentear sua filha Annie(Liana Liberato) com um computador. O casal está convencido de que havia criado seus três filhos em um ambiente aberto e saudável e que já poderia confiar em Annie. Quando Annie faz um novo amigo pela internet - um garoto de 16 anos chamado Charlie que ela conheceu num chat de relacionamento, Will e Lynn deram toda a atenção. Sentaram com a filha, conversaram sobre o assunto e viram as fotos que o menino tinha enviado. Quando Annie e Charlei marcam um encontro, sem que os pais dela saibam, o que acontecerá em apenas 24 horas irá mudar a família para sempre








































DEZEMBRO 2013

                                   

A cidade de Ulisses, Teolinda Gersão

Um homem e uma mulher encontram-se e amam-se em Lisboa. A sua história, que é também uma história de amor por uma cidade, levará o leitor a percorrer múltiplos caminhos, entre os mitos e a História, a realidade e o desejo, a literatura e as artes plásticas, o passado e o presente, as relações entre homens e mulheres, a crise civilizacional e a necessidade de repensar o mundo. «Os turistas vão à procura de lugares para fugirem de si próprios, e logo os trocam por outros e fogem para mais longe. Os viajantes vão à procura de si noutros lugares, e nenhum esforço lhes parece demasiado e nenhum passo excessivo, tão grande é o desejo de chegarem ao seu destino. Com sorte conseguem encontrar a cidade que procuram. Ao menos uma vez na vida.» 


A minha história com Bob; James Bowen 
Quando James Bowen encontra um gato alaranjado no prédio onde vive, não faz ideia do quanto a sua vida irá mudar. Lutando por sobreviver como músico de rua na cidade de Londres, a última coisa de que precisa é um animal de estimação. No entanto, incapaz de resistir ao animal doente, acolhe-o em sua casa. Quando Bob recupera a saúde, James deixa-o à porta do prédio, imaginando que nunca mais o voltará a ver. Todavia, Bob tinha outros planos. Dentro de pouco tempo, os dois tornam-se inseparáveis e as muitas aventuras que irão viver transformarão para sempre as suas vidas, curando lentamente as cicatrizes do passado atribulado de ambos. Esta é a história de uma amizade improvável e de como um gato vadio irá ajudar um homem a recuperar a sua autoestima e dar-lhe uma nova esperança quando o resto do mundo lhe parecia ter fechado as portas. 

A Sombra do Vento; Carlos Ruiz Zafón - Dom Quixote 
(Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.)
Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.


A substância do amor, José Eduardo Agualusa
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma e para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura - Grau de Dificuldade II.
A crueldade feminina fascina os homens. Amar uma mulher sem veneno é como jogar à roleta russa com uma pistola de fulminantes. A obscura força que leva um sujeito a lançar-se da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, preso a uma frágil lona (um parapente ou um asa-delta), em direcção ao imenso abismo azul, aos prédios aguçados, às areias luminosas da Praia do Pepino, é a mesma que o precipita, indefeso e nu, para os braços de uma mulher. Quando o louva-a-deus encontra a sua deusa e esta lhe diz, «vem, vou-te comer», o infeliz sabe que aquilo não é uma metáfora. Mesmo assim, seguro de que depois do amor será servido ao jantar, o louva-a-deus persigna-se e vai. É o que nós fazemos.












































setembro















Livros adquiridos em 2012/2013
Disponíveis desde março

Título
Autor
Editora
2
A biblioteca mágica
Jostein Gaarner e Klaus Hagerup
Editorial Presença
10
A Caixa de Hipátia
Elizabete Bárbara
Alfarroba
1
A vida de Pi
Yann Martel
Editorial Presença
1
Análise da obra A Relíquia, Eça de Queirós
Conceição Jacinto / Gabriela Lança
Porto Editora
1
Desonrada
Mukhtar Mai
Editora Livros do Brasil
2
Encontrei o Principezinho
Jorge Cabral dos Santos
Âncora Editora
2
Lágrimas coloridas
Ana Macedo
Gailivro
1
O jardim secreto
Frances Hdgson Burnett
Relógio de D' água

O livro de Maria Azul
Maria Teresa Maia Gonzalez
Letrarium

Disponíveis desde janeiro2013
LIVROS
AUTOR
EDITORA
A criança que não queria falar
Torey Hayden
Editorial Presença
A mão do diabo
José Rodrigues dos Santos
Gradiva
A Odisseia de Homero
Frederico Lourenço
Livros Cotovia
A possibilidade de uma ilha
Michel Houellebecq
Dom Quixote
A relíquia
Eça de Queirós
Editora Livros do Brasil
Access 2010
Jorge Neves
FCA-Informática
Anna Karénina
Lev Tolstoi
Relógio de D' água
Antologia Poética
Vários
Editora Bichinho da Escrita
As Intermitências da morte
José Saramago
Leya S.A.
Capitães da areia
Jorge Amado
D. Quixote
Citações e pensamentos de Camilo Castelo Branco
Camilo Castelo Branco
Casa das Letras
Coisas que sei… ou julgo saber
Helena Sacadura Cabral
Oficina do Livro
Condessa d'Edla
Teresa Rebelo
Aletheia
Dentro do Segredo
José Luís Peixoto
Quetzal
Excel 2010
Maria José sousa
FCA-Informática
Exercícios de Access 2010
 Carla Jesus e Daniela Santos
FCA-Informática
Exercícios de Excel 2010
Paulo Capela Marques
FCA-Informática
Exercícios de Word 2010 e 2007
Carla Jesus
FCA-Informática
Fary Oak - O segredo das gémeas
Elisabetta Gnone
Everest Editora
Gangues
Robert Muchamore
Porto Editora
Nocturno Indiano
Antonio Tabucchi
D. Quixote
O Detective Esqueleto
Derek Landy
Porto Editora
O Detective Esqueleto - Brincar com o fogo
Derek Landy
Porto Editora
O Detective Esqueleto - Dias negros
Derek Landy
Porto Editora
O Detective Esqueleto - Os sem rosto
Derek Landy
Porto Editora
O diário da minha melhor amiga
Jill Abramson
Asa Editores
O filho de mil homens
Valter Hugo Mãe
Editora Objectiva
O General
Robert Muchamore
Porto Editora
O tesouro de D. Sebastião
Pedro Beltrão
Editora Ulisseia
O varandim seguido de ocaso em Carvangel
Mário de Carvalho
Porto Editora
O vendedor de passados
José Eduardo Agualusa
D. Quixote
Persuasão
Jane Austen
Editorial Presença
Powerpoint 2010
Maria José Sousa e Nuno Carocinho
FCA-Informática
Romance da Raposa
Aquilino Ribeiro
Bertrand
Um mundo sem fim Vol. I
Ken Follett
Editorial Presença
Um mundo sem fim Vol. II
Ken Follett
Editorial Presença
Uma morte súbita
J. K. Rowling
Editorial Presença
Viagem sem regresso
Katy Gardner
Asa Editores
Visto do céu
Alice Sebold
Casa das Letras
Windows 7
Carla  Jesus Paulo Capela Marques
FCA-Informática

Filmes adquiridos em 2012/2013
(Disponíveis desde janeiro 2013)
Título
Realizador
A incrível máquina humana
National Geographic
A invenção de Hugo
John Logan
A Janela
Edgar Pêra
A jangada de pedra
George Sluizer
A lista de Schindler
Steven Spielberg
A turma
Laurent Cantet
Amigos improváveis
Eric Toledano e Olivier Nakache
Anónimo
Roland Emmerich
As bonecas russas
Cédric Klapisch
As serviçais
Tate Taylor
Astérix e Obélix - Missão Cleópatra
Alain Chabat
Astérix nos Jogos Olímpicos
Frederic Forestier e Thomas Langmann
Cavalo de guerra
Steven Spielberg
Contágio
Steven Soderbergh
Criação
Jon Amiel
Engenharia ecológica
National Geographic
Este país não é para velhos
Ethan e Joel Coen
Expiação
Joe Wright
Filha da Mãe
João Canijo
Filme do desassossego
João Botelho
Ganhar a Vida
João Canijo
Histórias de Portugal - Os descobrimentos portugueses
RTP
Jane Eyre
Cary Fukunaga
Jogada de risco
Bennett Miller
José e Pilar
Miguel Gonçalves Mendes
La vie en rose
Olivier Dahan
Life -Vida selvagem
BBC
Lixo extraordinário
Lucy Walker
Lost in translation
Sofia Coppola
Mandela meu prisioneiro meu amigo
Bille August
Mansfield Park
Iain B. MacDonald
Marie Antoinette
Sofia Coppola
Meia-noite em Paris
Woody Allen
Mentes Perigosas
John N. Smith
Non Ou A Vã Glória de Mandar
Manoel de Oliveira
Num mundo melhor
Susanne Bier
O artista
Thomas Langmann
O diário de Anne Frank - A verdadeira história
Jon Jones
O Discurso do Rei
Tom Hooper
O fantástico Homem-Aranha
Marc Webb
O Fascínio
José Fonseca e Costa
O grande ditador
Charles Chaplin
O lado selvagem
Sean Penn
O que comemos, S.A.
Robert Kenner
O sorriso de mona lisa
Mike Newell
Orgulho & Preconceito
Joe Wright
Os descendentes
Alexander Paine
Os mistérios de Lisboa
José Fonseca e Costa
Os três mosqueteiros
Paul W. S. Anderson
Recordações da Casa Amarela
João César Monteiro
Sangue do meu sangue
João Canijo
Sangue do meu sangue (edição especial com extras)
João Canijo
Tarde Demais
José Nascimento
Tempos modernos
Charles Chaplin
Trabalho de actriz trabalho de actor
João Canijo
Tráfico
João Botelho
Tróia
Wolfgang Petersen
Uma mente brilhante
Ron Howard
Visto do céu
Pascal Plisson

A obras a seguir indicadas encontram-se disponíveis para requisição e  consulta
janeiro 2012

Título
autor
Editora
Editorial Presença
Às dez a porta fecha
Alice Vieira
Caminho
Caminho
Amor de perdição
Camilo Castelo Branco
Porto Editora
William Somerset Maugham
ASA
O ano da morte de José Saramago
Amadeu Baptista
&etc (Minerva)
A sociedade contranatura
Serge Moscovici
Livraria Bertrand
O gato de Uppsala
Cristina Carvalho
Sextante
Felizmente há Luar!
Luís de Sttau Monteiro
Areal
A costa dos murmúrios
Lídia Jorge
Dom Quixote
Às dez a porta fecha
Alice Vieira
Caminho
Viagem às estrelas
Robert Jastrow
Gradiva
O monte dos vendavais
Emily Brontë
Gailivro
Marina
Carlos Ruiz Zafón
Planeta
África Acima
Gonçalo Cadilhe
Oficina do Livro
Ao cair da noite
Michael Cunningham
Gradiva
Este País não é para velhos
Cormac McCarthy
Relogio d'agua
Livro
José Luís Peixoto
Quetzal
Felizmente há Luar!
Luís de Sttau Monteiro
Areal
Introdução à Sociologia
Peter Worsley
Publicações Dom Quixote
O Pacto: o crime de ter nascido
Gemma Malley
Presença
Avó dezanove e o segredo soviético
Ondjaki
Caminho
O grande retrato
Dino Buzzati
Cavalo de Ferro
A história mais bela do mundo
Rudyard Kipling
Europa-América
El cartero no siempre llama dos veces
Lourdes Miquel/Neus Sans
difusión
Más que palabras
Giovanna Benetti, Mariarita Casellato, Gemma Messori
difusión
Terras de Lafões
Maria Ester Vargas
Tipografia Beira Alta
Todas Las Voces: curso de cultura y civilización
César Chamorro, Matilde Martínez, Nuria Murillo, Alejandro Sáenz
difusión
Classe de cine: Actividades para la visualización de películas en español
Evelyn Aixalà
difusión
Gramática Inglesa
Maria Celeste Pereira Quintão
Livraria Franco
Prontoário Ortográfico Moderno
Manuela Parreira e J. Manuel de Castro Pinto
ASA
Poezz : Jazz na poesia em Língua Portuguesa
José Duarte e Ricardo António Alves
Almedina
1001 Cores
Marta Guerreiro
Edições esgotadas
O Cavaleiro da Dinamarca
Sophia de Mello Breyner Andresen
Figueirinhas
Obras Completas
Miguel de Cervantes
Editorial Castalia
Prontuário da Língua Portuguesa: Acordo ortográfico: o único com o antes e o depois
Porto Editora
Porto Editora
Gramática Aplicada Língua Portuguesa: 3º ciclo
Ana Martins
Porto Editora
Gramática de Português: 3º cilclo
Vasco Moreira, Hilário Pimenta e Maria Marques
Porto Editora
Domínius: Gramática da Língua Portuguesa: 3º ciclo
Zacarias Santos Nascimento e Maria do Céu Vieira Lopes
Plátano
O mundo em que vivi
Ilse Losa
Afrontamento
Carnaval em Veneza
Michelle Lovric
Chá das cinco
Escola os piores anos da minha vida
James Patterson
Booksmile
Vai aonde te leva o coração
Susanna Tamaro
Presença
O acordo ortográfico
Francisco Álvaro Gomes
Porto Editora
David Copperfield
Charles Dickens
Relógio D'Água
Rixa de gatos
Eduardo Mendoza
Sextante
Luís Sepúlveda
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar
Porto Editora
Mensagem
Fernando Pessoa
Bertrand Editora
Mensagem
Fernando Pessoa
Bertrand Editora
Mensagem
Fernando Pessoa
Bertrand Editora
O diário de Anne Franke
Anne Frank
Editora Livros do Brasil
O poeta faz-se aos 10 anos
Maria Alberta Menéres
Asa
À beira do lago dos encantos
Maria Alberta Menéres
Asa
O menino no espelho
fernando Sabino
Record
História Da Filosofia
Nicola Abbagnano
Editorial Presença
Uma Viagem à Índia
Gonçalo M. Tavares
Caminho
Querida Mathilda
Susana Tamaro
Editorial Presença
Minha Querida Inês
Margarida Rebelo Pinto
Clube do Autor
Paulo Futre "El Portugués"
Luís Aguilar
Leya
Contos
Vergílio Ferreira
Quetzal
Isabel Valadão
Loanda Escravas, Donas e Senhoras
Bertrand Editora
Metamorfose
franz kafka
Editora Livros do Brasil
O Fogo e o Vento
Susanna Tamaro
Editorial Presença
indomável
P.C. Cast + Kristin Cast
Saída de Emergência
contos completos
Gabriel Garcia Márquez
D. Quixote
Zorro, o começo da lenda
Isabel Allende
Edições Inapa
Los santos inocentes
Miguel Delibes
Editorial Planeta
O vento nos salgueiros
Kenneth Grahame
Livros de Bolso europa-américa
Quero ser outro
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Caminho
Histórias da terra e do mar
Sophia de Mello Breyner Andresen
Texto Editores
Se perguntarem por mim digam que voei
Alice Vieira
Caminho
Ninguém perguntou por mim
António Mota
Gailivro
Parabéns, Rita
Maria Teresa Maia Gonzalez
Editorial Presença
Manolito tiene un secreto
Elvira Lindo
Alfaguara
Nos passos de Magalhães
Gonçalo Cadilhe
Oficina do livro
Mar me quer
Mia Couto
Caminho
O segundo livro da selva
Rudyard Kipling
Nelson de Matos
Histórias da terra e do mar
Sophia de Mello Breyner Andresen
Figueirinhas
A rapariga que sabia ler
Frances Hardinge
Editorial Presença
Os sonhos de Einstein
Alan Lightman
Asa
Às dez a porta fecha
Alice Vieira
Caminho
Sonho de uma noite de verão
William Shakespeare (versão infantil de Hélia Correia)
Relógio D'Água
O despertar da primavera
Wedekind
Editorial Estampa
A história de um rapaz mau
Thomas Bailey Aldrich
Tinta da China
Rosinha, minha canoa
José Mauro de Vasconcelos
Melhoramentos
O recruta
Robert Muchamore
Porto Editora
O sonâmbulo
Robert Muchamore
Porto Editora
A queda
Robert Muchamore
Porto Editora
A seita
Robert Muchamore
Porto Editora
Olho por olho
Robert Muchamore
Porto Editora
O traficante
Robert Muchamore
Porto Editora
Dicionário de verbos espanhóis
Porto Editora
Porto Editora
Escrito na parede
Ana Saldanha
Caminho
As aventuras extraordinárias de Gordon Pym
Edgar Allan Poe
Planeta Editora
Histórias da terra e do mar
Sophia de Mello Breyner Andresen
Figueirinhas
Odisseia
Homero
Biblioteca editores independentes
A maravilhosa viagem de Nils Holgersson através da Suécia
Selma Lagerlöf
Biblioteca editores independentes
Para uma leitura de "Mensagem" de Fernando Pessoa
Maria Almira Soares
Editorial Presença
Aventuras de Arthur Gordon Pym
Edgar Allan Poe
Editorial Estampa
Contos de Vergílio Ferreira - Uma esplanada sobre o mar e A palavra mágica
Celeste Barbosa
Porto Editora
História geral dos piratas
Capitão Charles Johnson
Cavalo de Ferro
Dentes de rato
Agustina Bessa-Luís
Babel
A maior flor do mundo
José Saramago
Caminho
Princípios e normas para a matemática escolar
Associação de professores de matemática
APM
Longe é um bom lugar
Mário Zambujal
Clube do Autor
Cães danados
Robert Muchamore
Porto Editora
Novos contos da montanha
Miguel Torga
Leya
Se isto é um homem
Primo Levi
Teorema
Amor de perdição
Camilo Castelo Branco
Porto Editora
Vida e destino
Vassili Grossman
D.Quixote
O último Segredo
José Rodrigues dos Santos
Gradiva
Bichos
Miguel Torga
Leya
Dislexia - cadernos de reeducação pedagógica
Helena Serra e Augusta Correia
Porto Editora
Dicionário - Oxford pocket plus para estudantes de inglês (com CD)
Oxford university press
Oxford university press
Phrasal verbs - dictionary for learners of english
Oxford
oxford
Dicionário de espanhol-português/português-espanhol (com CD)
Porto Editora
Porto Editora
Auto da Fonte dos Amores- Pedro e Inês
Carlos Clara Gomes
Tradisom
Contos completos (1947-1992)
Gabriel Garcia Márquez
Dom Quixote
A invenção de Hugo Cabret
Brian Selznick
Gailivro
Diário de Anne Frank: versão definitiva
Anne Frank
Livros do Brasil
O cemitério de Praga
Umberto Eco
Gradiva
Diário de Anne Frank: versão definitiva
Anne Frank
Livros do Brasil
O cemitério de Praga
Umberto Eco
Gradiva
Diário de Anne Frank: versão definitiva
Anne Frank
Livros do Brasil
Eragon: o ciclo da herança
Christopher Paolini
ASA
Cão como nós
Manuel Alegre
D. Quixote
Contagem decrescente
Ken Follett
Casa das Letras
Meia-noite e quatro
Stephen King
Bertrand Editora
O sonho do Celta
Mario Vargas llosa
Quetzal
Mensagem
Fernando Pessoa
Bertrand Editora
Claraboia
José Saramago
Caminho
A Estrela De Doze Pontas
João Aguiar
Asa
O Romance de A Menina Dos Pés Azuis
Helena Rainha Coelho
Veja
Lobos Do Mar
Rudyard Kipling
Veja
O Homem do País Azul
Manuel Alegre
Dom Quixote
A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Outros Contos
Washington Irving
Tinta-da-China
Manolito Gafotas
Elvira Lindo
Alfaguara
Morreste-me
José Luis peixoto
Quetzal
O colosso de maroussi
Henry Miller
Tinta da China
Caçadores de tempestades - crónicas do abismo
Paul Stewart e Chris Riddell
Porto Editora
No reino de Glome - até que tenhamos rostos
C.S. Lewis
Cavalo de Ferro
Uma Abelha na Chuva
Carlos de Oliveira
Assírio e Alvim
Os Da Minha Rua
Ondjaki
Caminho
Acordo Ortigráfico - Guia Prático
Lúcia Vaz Pedro
Euro Impala
O Milagre de João Paulo II
Saverio Gaeta
A Esfera dos Livros
Metamorfose
Franz Kafka
Relógio D'Água
Novo prontuário ortográfico
José M. de Castro Pinto
Plátano Editora
Os Da Minha Rua
Ondjaki
Caminho
Identidade Nacional, Inclusão e Exclusão Social
José Manuel Sobral e Jorge Vala
Imprensa de Ciências Sociais
Cartas do inferno
Ramón Sampedro
Dom Quixote
Os Da Minha Rua
Ondjaki
Caminho
Oficina do Livro
Ismael e Chopin
L
Porque É Que Os Nossos Filhos Se Tornam Tiranos?
Michael Winterhoff
lua de papel
El embrujo de Shanghai
Juan Marsé
Debols!llo
A libertação de Nelson Mandela
John Malam
Everest Editora
História económica de Portugal
Leonor F. Costa, Pedro Lains e Susana Miranda
A esfera dos livros
O maior caça-nazis da história
Simon Wiesenthal
matéria-prima edições
Deixa falar o coração
Billie Letts
Gradiva
Lá longe onde o sol castiga mais
Jorge Ribeiro
Calendário
Águas de Verão
Alice Vieira
Caminho
Varjak
SF Said
Gailivro
O conto dos chineses
José Cardoso Pires
D.Quixote


 FILMES - Janeiro 2012
Babel                                                                                       Alejandro González
Mar Adentro                                                                           Alejandro Amenábar.
O pirata das Caraíbas- a maldição do Pérola Negra     Gore Verbinski
Matrix                                                                                      Andy e Larry Wachowski
O nome da Rosa
Paul                                                                                          Greg Mottola
O encantador de cavalos                                                      Robert Redford
Alice no país das maravilhas                                               Tim Burton
Para minha Irmã                                                                     Nick Cassavetes
O sítio das coisas selvagens                                                Spike Jonze.
A origem
Rumo à Liberdade  





Aquisições (Fevereiro 2011)
Livros
Filmes
Este país não é para velhos
Marie Antoinette (ed. Espanhola)
Livro
Non ou vã glória de mandar
Marina
A costa dos murmúrios
Pacto- O crime de ter nascido
O quinto império
A Costa dos Murmúrios
O Delfim
Avó dezanove e o segredo do soviético

Monte dos Vendavais

Os retornados

Um amor em tempos de guerra

Ao cair da noite

Amor de perdição

Um escritor Confessa-se

Um escritor Confessa-se

A sombra do que fomos

A sombra do que fomos






Obras aconselhadas para leitura (ensino secundário)

Título:
Autor:
Editora:
Júlio Magalhães
A esfera dos livros

Título:
Autor:
Editora:
Contos
Miguel Torga
Dom Quixote

Título:
Autor:
Editora:
Poesia
Sophia de Mello Breyner Andresen
Caminho

Título:
Autor:
Editora:
António Lobo Antunes
Dom Quixote

Título:
Autor:
Editora:
Primeiro livro de Crónicas
António Lobo Antunes
Dom Quixote

Título:
Autor:
Editora:
Novelas do Minho
Camilo Castelo Branco
Bertrand

Título:
Autor:
Editora:
Mário de Carvalho
Caminho

Título:
Autor:
Editora:
Rosa Lobato de Faria
Porto Editora

Título:
Autor:
Editora:
 Herberto Herder
Assírio & Alvim
Título:
Autor:
Editora:

 Mário-Henrique de Leiria
Estampa

Título:
Autor:
Editora:
O que diz Molero
Dinis Machado
Quetzal

Título:
Autor:
Editora:
Poesias Completas
Alexandre O'Neill
Assírio & alvim

Título:
Autor:
Editora:

Uma Abelha na Chuva
Carlos de Oliveira
Assírio & Alvim

Título:
Autor:
Editora:
Fernando Assis Pacheco
Asa

Título:
Autor:
Editora:
O Físico Prodigioso
Jorge de Sena
Asa

Título:
Autor:
Editora:
A Ilha Fantástica
Germano Almeida
Caminho

Título:
Autor:
Editora:
Antologia Poética de Carlos Drummond Andrade
 Carlos Drummond Andrade
Dom Quixote

Título:
Autor:
Editora:
O alquimista
 Paulo Coelho
Bertrand

Título:
Autor:
Editora:
Contos do Nascer da Terra
 Mia Couto
Caminho

Título:
Autor:
Editora:
Mar me quer
 Mia Couto
Caminho

Título:
Autor:
Editora:

 O Monte dos Vendavais
Emily Bronté
 N i

Título:
Autor:
Editora:
D. Quixote de la Mancha
 Miguel de Cervantes
Moderna editorial lavores

Título:
Autor:
Editora:
Alexandre Dumas
Europa-América
O Conde de Monte Cristo

Título:
Autor:
Editora:
O Senhor dos Anéis I, A irmandade do anel
J. R. R. TOLKIEN
Europa-América

Título:
Autor:
Editora:

O Senhor dos Anéis II
J. R. R. TOLKIEN
Europa-américa

Título:
Autor:
Editora:
O Retrato de Dorian Gray
Óscar Wilde
11x17

Título:
Autor:
Editora:
Conto da ilha desconhecida
José Saramago

 
Literatura

Título:
Autor:
Editora:

O operário em construção
Vinícius de Moraes
Dom Quixote

Título:
Autor:
Editora:

O segredo do rio

Oficina do Livro

Título:
Autor:
Editora:

A Melodia do Adeus
Nicolas Spark
Presença

Título:
Autor:
Editora:

Fúria Divina
José Rodrigues dos Santos
Gradiva

Título:
Autor:
Editora:

Terra do pecado
José Saramago
Caminho

Título:
Autor:
Editora:

A ilha desconhecida
José Saramago
Caminho

Título:
Autor:
Editora:

Para Maiores de Dezasseis
Ana Saldanha
Caminho

Título:
Autor:
Editora:

Uma Questão de Cor
Ana Saldanha
Caminho
Título:
Autor:
Editora:
Bichos
Miguel Torga
D. Quixote
Educação Moral Religiosa Católica
Título:
Autor:
Editora:
Cristianismo e Evolucionismo
John F. Haught
Gradiva publicações

Título:
Autor:
Editora:
JESUS, CEO
Laurie Beth Jones
Idbooks
Título:
Autor:
Editora:

Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra
Mia Couto
Caminho

Título:
Autor:
Editora:
Só o Amor é digno de Fé
Hans Urs von Balthasar
Assírio e Alvim

Matemática
Título:
Autor:
Editora:
História das Matemáticas na Antiguidade
Fernando Vasconcelos
Associação ludus
Título:
Autor:
Editora:
História da Matemática na Sala de Aula,
Helder Pinto. 
Associação ludus

Física e Química
Título:
Autor:
Editora:
Nova Física divertida
Carlos Fiolhais
Gradiva
Título:
Autor:
Editora:
Sidereus Nuncius  O Mensageiro das estrelas
Galileu Galilei
Gulbenkian

Título:
Autor:
Editora:
Química analítica qualitativa
Arthur Israel
Vogel
Título:
Autor:
Editora:
Colecção completa de: “ Ciência a Brincar”
Helena Alberta e Carlos Fiolhais
Bizâncio

Português Língua Não Materna
Título:
Autor:
Editora:
Didáctica do Português - Língua Materna e não Materna - EB
Clara Ferrão Tavares
Porto editora

Título:
Autor:
Editora:
Falas Português? - Níveis A1-A2 Juvenil Falas Português?
Revisão de Rui Vaz
Porto editora

Título:
Autor:
Editora:
SOS Português! - Língua Não Materna - Vocabulário A1 - B1

Porto Editora

Informática   

Título:
Autor:
Editora:
Curso Técnico de Hardware - 5ª Edição Actualizada
José Gouveia / Alberto Magalhães
FCA - Editora de Informática





Filmes
Título
Realizador
Mentes perigosas
JOHN N. SMITH
A Lagoa azul
RANDAL KLEISER
Colisão (Crash)
PAUL HAGGIS
O Menino de Cabul (The Kite Runner")
MARC FORSTER
O Fiel Jardineiro
FERNANDO MEIRELLES
O rapaz do pijama às riscas
MARK HERMAN
O Diabo Veste Prada
DAVID FRANKEL
Invictus (sobre Nelson Mandela)
CLINT EAST WOOD






                                                                                                             

MÃE, valter hugo (2010). A máquina de fazer espanhóis. Carnaxide: Alfaguara. 312 p.
ISBN: 9789896720162


A  opinião de quem já leu o livro:



              Com uma escrita sincera e clara, com uma liberdade formal que o autor justifica pelo facto de gostar «da limpeza das minúsculas», Valter Hugo Mãe mostra-nos como vive a terceira idade, abandonada e esquecida por todos. Este livro é uma tentativa de perceber que drama é esse de, a dada altura da vida, estarmos a viver contra o corpo.

Alexandra Pereira, nº1, 10º E 
                                                                                                                   

-->
  Villanueva, Clara.   Aires de fiesta latina - Un recorrido por Latinoamérica a través de 12 lecturas  , Difusión.
-->
Surís, Jordi.  Dónde está Sonia?,  Difusión.
_______________________________________________
Título: O Hobbit
Autor: J.R.R. Tolkien Editora: Europa-América
A história narra uma longa e perigosa viagem de Bilbo Bolseiro, um hobbit que gosta de uma vida confortável, sem ambição. Porém, o seu pacato quotidiano é perturbado quando o feiticeiro Gandalf e uma companhia de anões o levam numa aventura até à Montanha Solitária, em busca do tesouro roubado pelo dragão Smaug. Entre as peripécias vividas por Bilbo contam-se encontros com trolls, duendes, anões, elfos, aranhas gigantes e conversas com o dragão.
Esta obra deu origem a O Senhor dos Anéis.
Título: Os Olhos de Ana Marta
Autora: Alice Vieira
Editora: Caminho
"Os Olhos de Ana Marta " é classificado por alguns críticos como o melhor romance de Alice Vieira, pela construção das personagens, a estrutura narrativa e a concepção da história, que por vezes lembra uma misteriosa história policial. A mãe de Marta (a protagonista, de 11 anos) não quer que lhe chamem mãe. A casa tem muitos quartos misteriosamente fechados. Marta sente nas paredes dois olhos que a seguem. Página a página, o segredo vai-se desvendando, e Marta consegue conquistar o coração da mãe.































Sem comentários: