01/04/2014

SEMANA DA LEITURA

Semana da Leitura  - 17 A 21 DE MARÇO


A Semana da Leitura que, este ano, teve como mote A Língua Portuguesa, decorreu de 17 a 21 de março com um programa de atividades promovidas pela Biblioteca Escolar no âmbito da Leitura, Literatura Portuguesa, Teatro e Poesia. 

Ao longo da semana decorreram as atividades: Exposição “Aquilino Ribeiro nas Terras do Demo, Na Rota dos Escritores de Língua Oficial Portuguesa, Leitura de textos e declamação de poemas.
No dia 17 de março teve lugar no Auditório da Escola Secundaria, a Conferência Aquilino Ribeiro, uma vida pela liberdade, com o Dr. Paulo Neto, que inaugurou a Semana da Leitura.
A 19 de março decorreu a apresentação e a publicação online do audiobook - Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, gravado pelos alunos do 9º ano, no auditório da Escola Secundária.
A 21 de março celebrou-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore com a atividade Chá e Poesia, em parceria com o Clube de Ciências do Ambiente.

CONFERÊNCIA “AQUILINO RIBEIRO, UMA VIDA PELA LIBERDADE”






No dia dezassete de março, pelas dez horas e trinta minutos, decorreu no Auditório da Escola Secundária de S. Pedro Sul uma conferência dinamizada pelo Orador Dr. Paulo Neto, cujo público-alvo foram alunos do ensino secundário.
Esta sessão teve lugar no âmbito da Semana da Leitura que decorreu de 17 a 21 de março, nesta escola sede do Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul. Foi enaltecida a figura do Mestre Aquilino Ribeiro que outrora foi alvo de estudo nas escolas dado fazer parte integrante das matérias curriculares na disciplina de Português e referida a importância deste vulto da literatura cuja vida e obra imortalizadas no ex-libris ”Alcança quem não cansa”.
A Dra. Cristina Oliveira agradeceu a presença do orador em seu nome pessoal e em nome da Comissão Administrativa Provisória. Por último, a Professora Bibliotecária, Dra. Lurdes Meneses, procedeu à leitura do Curriculum Vitae do Orador Dr. Paulo Neto a quem passou a palavra.
De forma singular, o Dr. Paulo Neto conseguiu transmitir um grande entusiasmo à assistência, constituída por docentes e respetivos discentes.
Foi uma sessão extremamente profícua para todos quantos estiveram presentes na divulgação da vida e obra de Mestre Aquilino e quiçá tenha sido o mote para uma leitura aquiliniana mais atenta que possa vir a constituir uma aprendizagem sobre a vida e obra deste cultor da palavra, oriundo das “Terras do Demo”, por si assim apelidadas mas que não constituem, em nosso entender, de modo nenhum terras do diabo, embora agrestes, mas por antífrase, terras do paraíso. Não podemos deixar de fazer referência à presença do Dr. Abílio Louro de Carvalho, docente aposentado do grupo 300, (Português) que foi professor de Literatura durante largos anos e que soube da iniciativa através da plataforma de comunicação da responsabilidade do Dr. Paulo Neto www.ruadireita.pt, tendo manifestado desde logo o seu enorme interesse em estar presente na conferência, sendo ele próprio um especialista em Aquilino Ribeiro com livros publicados nomeadamente, Aquilino Ribeiro na sua Peregrinação a Compostela.
Como forma de complemento da conferência e, na senda da promoção e divulgação do Mestre, a biblioteca contou ainda, por iniciativa da Dra. Ana Cristina Santos, da Escola Secundária e da Biblioteca, com uma exposição de dezasseis painéis cedida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, a quem desde já agradecemos, bem como à Câmara Municipal de Sernancelhe que gentilmente ofereceu à biblioteca desta escola um DVD sobre a Vida e Obra de Aquilino Ribeiro e o número dois da Revista Literária “aquilino” lançada pela C.M. de Sernancelhe em 2010, com a presença do Engenheiro Aquilino Machado, filho mais novo do escritor, revista essa da qual é coordenador o Dr. Paulo Neto.
A grande ligação daqueles municípios aos percursos aquilinianos deve-se ao facto de Aquilino Ribeiro ter nascido no Carregal, freguesia do concelho de Sernancelhe e ter sido batizado em Alhais, concelho de Vila Nova de Paiva.
A organização não pode deixar de exprimir o seu “ Bem hajam!” às entidades que possibilitaram a realização deste evento, contribuindo por formas diversas para o seu emolduramento humano


Exposição “Aquilino Ribeiro Nas Terras do Demo”

                              



Profª Ana Cristina Santos



AUDIOBOOK O AUTO DA BARCA DO INFERNO, DE GIL VICENTE




No dia 19 de março, no auditório da Escola Secundária foi divulgado e publicado o audiobok O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Emprestaram a voz às personagens, alguns alunos do 9º ano, Ana Esteves - 9ºA, Vítor, Joana Serra, Clara Almeida – 9ºB, João Casais – 9ºC, Paulo Oliveira - 9ºD, Cristiana Cardoso – 9ºE, Tatiana Pinto - 9ºF, Catarina Rodrigues – 9ºG e Francisco Santos, Assistente Operacional, que também procedeu às gravações, à edição do som e introdução de efeitos sonoros, bem como à gravação do mesmo em CD. 

Poderão ouvir o audiobook em http://biblioteca-essps.blogspot.pt/2014/03/apresentacao-e-publicacao-do-audiobook.html

DIA MUNDIAL DA POESIA/ DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

Ainda inserido na Semana da Leitura e em parceria com o Clube de Ciências do Ambiente, foi comemorado o Dia da Poesia. Foram oferecidos poemas em pacotinhos de chá, executados pela Equipa da Biblioteca, a todos quantos degustaram o aromático chá príncipe, o saboroso chá de cidreira e outros que foram sendo saboreados, durante a manhã do dia 21 de março, no recinto escolar, junto à barraquinha de venda de plantas. 



Uma árvore vestiu-se de folhas decoradas com sábias mensagens sobre poesia, ecologia e preservação do meio ambiente da autoria de alunos das turmas 9º B, 10º D, 11º A, 11º D e 12º D.

Também nas salas de aula se ouviu poesia. Foram lidos alguns poemas do “Concurso Faça lá um Poema 2014” e outros de anos anteriores.



A Equipa da Biblioteca

Sem comentários: