21/02/2014

Concurso Nacional de Leitura 2013/2014 - fase distrital

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul
Escola Secundária

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2014 - 2ª fase

A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2013/2014 vai realizar-se em Viseu no dia 5 de maio, pelas 13h 00, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu.

As obras selecionadas para leitura são:

3º Ciclo:





1- Andresen, Sophia de Mello Breyner – “História da Gata Borralheira” in Histórias da Terra e do Mar, Texto Editores - Grupo Leya







2- Zusak, Markus – A rapariga que roubava livros, Editorial Presença





Ensino Secundário

1- Maugham, W. Somerset – O fio da navalha, Asa – Grupo Leya

Sinopse

UM ROMANCE IMORTAL. UM GRANDE CLÁSSICO DO SÉCULO XX
Quando um amigo e colega de combate morre ao tentar salvá-lo, a vida de Larry Darrell muda para sempre. Para o jovem aviador americano, a morte passa então a ter um rosto. O inexorável mistério da morte leva-o a questionar o significado último da frágil condição humana e a embarcar numa obstinada e redentora odisseia espiritual.
Ao recusar viver segundo as convenções impostas pela sociedade, para buscar o sentido da vida (que encontrará, certa manhã, algures na Índia), Larry torna-se simultaneamente uma frustração para os que o rodeiam – principalmente para Isabel, a namorada, e Elliott, tio desta, que cultivam acima de tudo a aceitação e o prestígio sociais – e a personificação de um ideal de espiritualidade e não-compromisso.
"O Fio da Navalha" foi originalmente publicado em 1944, num mundo muito diferente do actual. Contudo, algumas das suas ansiedades e dúvidas permanecem: continuamos até hoje a buscar um sentido para a nossa existência, mas não queremos apenas deter esse conhecimento, queremos senti-lo no mais fundo de nós. Para encarnar essa luta contra o destino, Somerset Maugham criou uma das mais fascinantes personagens do seu vasto legado literário. Da Primeira à Segunda Guerra Mundial, passando pela Grande Depressão, ele leva-nos, através das sociedades francesa, americana e inglesa, à verdade mais recôndita da alma e do sentimento dos homens.




2- Marques, Helena – O bazar alemão, Publicações D. Quixote – Grupo Leya

Sinopse

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura. Também recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura - Grau de Dificuldade IV.

A Lei da Protecção do Sangue Alemão e da Honra Alemã, promulgada pelo Governo do III Reich em Setembro de 1935, desencadeou — como é de todos conhecido — uma perseguição sistemática contra os judeus que ultrapassou as fronteiras do Reich e atingiu núcleos residentes no estrangeiro. Na ilha da Madeira, elementos da comunidade alemã de origem hebraica, ali estabelecidos e integrados, viram-se confrontados com insistentes tentativas de discriminação exercidas por compatriotas seus, não só através de pressões e chantagens directas, mas também de cartas de denúncia anti-semita enviadas para Berlim, com imediatas repercussões na sua vida pessoal e profissional. É a memória desses cidadãos do mundo, do seu sofrimento, da sua resistência e da sua vitória final, que este livro recupera.

Críticas de imprensa

«Um dos encantos da narrativa – além de uma escrita de primeira água, despretensiosa e leve – é a instantaneidade do retrato de um Funchal romântico e quotidiano, fixado numa intensa “vida social” que começava, porém, a ressentir-se das tensões exógenas.»

Luísa Mellid-Franco, Expresso


Alunos apurados para a fase distrital

3º Ciclo
Catarina Martins Ventura
8º A
Susana Gomes Rodrigues
8º D
Margarida Oliveira Machado
8º D

Ensino Secundário

Tatiana Filipa Correia Martins
11º D
Patrícia Daniela Ferreira Pereira
11º D
Joana Cristina Soares Martins
11º D

Sem comentários: