12/03/2016

"À Luz dos livros: Livros e bibliotecas na ciência" por Carlos Fiolhais


No dia 10 de março, pelas14:30h, tivemos a honra e o privilégio de ouvir de viva voz a comunicação do Professor Carlos Fiolhais “À Luz dos livros: Livros e bibliotecas na ciência”. Enunciou, num discurso leve, divertido e ao mesmo tempo muito rico de significado e carregado de história, da história da escrita, da história da humanidade, da nossa história. À roda dos livros, das bibliotecas, da ciência e do conhecimento, no auditório da Escola Secundária, respirou-se cultura científica com as palavras do Professor Doutor Carlos Fiolhais. 

Contribuíram para que este evento fosse um êxito, o Professor Carlos Fiolhais, que se deslocou a expensas próprias, a Dra. Manuela Serra e Silva, sua colaboradora no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, que se empenhou em encaixar a Escola Secundária de São Pedro do Sul na repleta agenda do Professor Carlos Fiolhais. 

Agradecemos a colaboração do Diretor, Dr. José Manuel Gonçalves, dos docentes das turmas envolvidas, 10ºA, 10ºB, 10º C, 11ºA, Professores, Graça Marques, Manuel Fecha, Cristina Costa, Elsa Santos e Isabel Martins. Agradecemos também a preciosa colaboração da Professora Benedita Amaral, na elaboração do primoroso arranjo em forma de L (simbolizando Livro, Leitura) que ornou a mesa do Auditório, e a da Mestre em fotografia, a Professora Paula Alves, que registou todos os momentos desta palestra. Agrademos também ao Professor Bandeira Rodrigues, que elaborou o texto de apresentação do Professor Carlos Fiolhais, e às alunas Maria Vasconcelos e Inês Casais, 10º B, pela magnífica leitura do texto. 

Agradecemos, ainda, ao Francisco Santos que, além de ter filmado todo o evento, também tratou dos aspetos técnicos e do som; à D. Isabel e ao Sr. Fernando que se disponibilizaram para tratar de pequenos detalhes que fizeram diferença; à D. Fátima que esteve sempre disponível colaborar e que cedeu gentilmente as flores do arranjo floral.

A Equipa da Biblioteca Escolar











À Luz dos livros: Livros, bibliotecas e ciência" - Kizoa Online Movie Maker

Carlos Fiolhais


Sem comentários: