19/09/2014

dia europeu das línguas



O ano de 2001 foi declarado o Ano Europeu das Línguas (AEL), por iniciativa conjunta do Conselho da Europa (CoE) e da Comissão Europeia (CE), com o objetivo de celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar. Nessa conformidade, com o AEL - 2001 pretendeu-se promover o multilinguismo – realidade que, de um modo geral, caracteriza as sociedades europeias – e fomentar o plurilinguismo, motivando os cidadãos europeus para a aprendizagem de línguas, de modo a facilitar a comunicação. 

Também por iniciativa conjunta do CoE e da CE, foi, então, instituído o Dia Europeu das Línguas (DEL), que passou a celebrar-se todos os anos a 26 de setembro. 
O desenvolvimento das capacidades de comunicação em várias línguas são essenciais para garantir a equidade e a integração. Na atual conjuntura de crescente mobilidade, globalização da economia e tendências económicas em constante mudança, apresenta-se mais óbvia do que nunca a necessidade de aprender línguas e desenvolver uma competência plurilingue e intercultural.





Sem comentários: