27/11/2013

Os sonhadores

Resumo 

       Esta linda história começa com dois amigos que já não se viam há algum tempo e que se reencontram.
     Um senhor que em tempos de liceu era conhecido por Rosas (mas que o seu nome verdadeiro era Armando Rosas) vai até casa de um ex-colega de liceu que se dá pelo nome de Hermenegildo Sousa (também mais conhecido por Gilinho). Nessa noite em que Rosas apareceu na casa do Sousa, a sua mulher, Deolinda (mulher de Hermenegildo Sousa) estava grávida e estava a acabar de fazer o jantar para os três.
     Depois de ter comido, a Deolinda estava muito cansada e deitou-se. Nessa noite, os dois amigos, começaram uma longa conversa pela madrugada fora. Eles falaram dos belos tempos de liceu e do que faziam agora.
     Nessa conversa toda veio a conversa da paixão que ambos tinham pela escrita. Rosas contou então que escrevia crónicas para a “Flor do Tâmega” e para a Emissora Regional de Amarante. O Gilinho disse também que continuava a escrever, mas que escrevia para a “gaveta”. O Sousa disse que andava à volta de um livro que estava a escrever já havia algum tempo.
     Quando o Rosas lhe perguntou como se chamava o livro, o Gilinho disse-lhe que chamava-se “ A Coisa” porque ainda não sabia qual o título adequado para o livro. Rosas com toda a delicadeza perguntou-lhe que tipo de livro era e o Hermenegildo respondeu-lhe que se tratava da vida.
     Mas o Sousa achava que ninguém o ia ler por isso não valia a pena o livro ter tanta coisa…
     Rosas disse-lhe que se houvesse um editor que podia editar o livro e vende-lo. Antes de Rosas se ir embora, pediu-lhe o livro e disse-lhe que o ia dactilografar. Quando Rosas voltou para a sua casa começou a dactilografar o livro que o amigo tinha escrito…
     O Rosas deixou de reparar nas horas e quando começou a sentir muita fome saiu para a rua para comer, mas quando já estava bem perto do café, o relógio disse-lhe que eram 4:30 da madrugada.
     A partir daí, a história desenrola-se contando então o livro que Gilinho escreveu. O livro falava muito da sua infância. Quando o livro estava prestes a ser entregue ao Hermenegildo já dactilografado, o livro foi roubado…

 pesquisa 7 nov.2013

Sem comentários: