07/04/2013

CLN

Os livros

3º ciclo

A Biblioteca Mágica
Autor: Jostein Gaarder
Editor: Editorial Presença
Coleção: Estrela do Mar

Dois jovens primos e grandes amigos separam-se depois das longas férias do Verão. Mas as novidades são tantas que para se manterem em contacto um com o outro recorrem às cartas, numa espécie de livro-diário, onde contam tudo o que lhes acontece.
Ler mais

Encontrei o Principezinho Carta a Saint-Exupéry
Autor: Jorge Cabral Santos
Editor: Âncora Editora

«Quando uma amizade verdadeira acontece, ficamos deslumbrados, como diante de um milagre. Foi precisamente quando o autor do livro procurava desinteressadamente, num puro gesto de dedicação, o seu amigo perdido que se deu o encontro com a maravilha, com o Principezinho».
ler mais






Secundário

Lágrimas Coloridas

Autor  Ana Macedo
Editora Gailivro
Colecção Jovens Talentos

"Luís é obrigado a suportar a solidão e a tristeza que o amor lhe proporcionou..." É neste cenário que toda a maravilhosa trama nos mostra a força e dinamismo da juventude, que vence a qualquer custo as barreiras da vida. O mistério faz parte do seu dia-a-dia e não ajuda a esquecer, mas a recordar. Por caminhos desconhecidos procura algo que não quer sentir... A obra envolve-se de magia quando a tristeza é inundada por lágrimas que ganham cor e constituem o espectacular arco-íris.

«Singularidades de uma rapariga loira», in Contos

Autor: Eça de Queirós

Singularidades de uma rapariga loira, de 1874, além de uma obra-prima, é o primeiro conto de cunho realista em português.

É uma história de amor. O amor de um jovem honesto e trabalhador, Macário, por uma rapariga loira que "Tinha o carácter louro como o cabelo - se é certo que o louro é uma cor fraca e desbotada: falava pouco, sorria sempre com os seus brancos dentinhos, dizia a tudo «pois sim»; era muito simples, quase indiferente, cheia de transigências". É por esta rapariga que é aparentemente dócil e sem vontade própria que Macário se apaixona, a ponto de sair de casa de seu tio Francisco, onde trabalhava como escriturário e ir até Cabo Verde em negócios, só para merecer a mão de Luísa. No entanto, Luísa é, de facto, um a rapariga loura e singular.

Sem comentários: