05/01/2013

Projeto Crescer+ a Ler

Boletim Informativo


Crescer + a Ler é um projeto da Biblioteca Escolar em parceria com o Jardim Escola da Misericórdia de S. Pedro do Sul e conta com a imprescindível colaboração de professoras de Português do 7º e 8º anos da Escola Secundária e das Educadoras das salas dos 3, 4 e 5 anos do Jardim Escola.
Visa promover o gosto pela leitura em vários contextos e a partilha de experiências e de cidadania, proporcionar o contacto entre crianças e adolescentes, e estabelecer a ligação com a comunidade escolar envolvente.
Duas a três vezes por mês, desde outubro, vários grupos de alunos, em regime de voluntariado e, nas suas tardes livres, deslocam-se às salas dos mais pequeninos e contam-lhes histórias.
A seleção das histórias infantis, preparação das leituras, das dramatizações e dos adereços é da responsabilidade da Escola Secundária (alunos, professoras de Português e equipa da Biblioteca Escolar).
As histórias são transmitidas de diferentes formas consoante a faixa etária: leitura expressiva, reconto e canções.



As crianças de 5 anos são convidadas a reescrever em imagens as histórias que ouviram. As de 3 e 4 anos pintam as personagens da história com as cores da imaginação que têm à mão. Nestas tarefas, são ajudadas pelos alunos da ESSPS que as estimulam a usar cores diferenciadas, e escrevem as legendas das suas histórias.


Pelo menos 2 vezes por mês, a leitura, através das histórias infantis, originais ou recriadas, e que normalmente transmitem uma mensagem pedagógica, será o elo de ligação entre os pequenos e os mais crescidos.



A interação e a relação de proximidade que se estabelece entre as crianças e os jovens proporcionam experiências únicas.

Sem comentários: