03/06/2012

Projeto Interdisciplinar de Leitura


Pela leitura é que vamos
(Só consegue melhorar as coisas
aquele que sabe sentir:
«Isto não está bem»).
Nietzsche

A adesão de alunos e professores do 8º ano ao Projeto Interdisciplinar de Leitura Pela leitura é que vamos, no ano letivo anterior, foi o motivo do seu alargamento a todo o 3º ciclo, este ano letivo. Coordenado pela Biblioteca Escolar, dinamizado por Professoras de Língua Portuguesa e Diretores de Turma, o projeto teve como ponto de partida a leitura da obra O mundo em que vivi, de Ilse Losa, onde as temáticas do nazismo e do judaísmo são abordadas de uma forma natural e simples através da perspetiva de uma jovem alemã judia. A ação tem início numa pequena aldeia alemã, em casa dos avós, que aconchegam a infância feliz e despreocupada da protagonista até à idade escolar. A sua vida continua numa cidade grande, junto dos pais e dos irmãos, onde vive intensamente todas as vicissitudes da adolescência e contacta de forma mais consciente com as diferenças entre as religiões judaica, cristã e ortodoxa. As transformações políticas na Alemanha afetarão progressivamente e de forma avassaladora a existência dos judeus. A protagonista e a sua família não escapam ao antissemitismo crescente que invadia a Alemanha desde a chegada de Hitler ao poder.
A partir da leitura da obra, os alunos realizaram pesquisas na Internet sobre as temáticas, sobre a vida da autora e registaram as suas conclusões. Elaboraram textos criativos e ilustraram-nos, tendo, deste modo, contribuído para enriquecer o texto original. Com este projeto pretendia-se que os alunos adquirissem competências de pesquisa, de leitura, de escrita, de trabalho em grupo e que, de uma forma espontânea, tomassem consciência das adversidades causadas pela discriminação, pelas guerras, pelos fundamentalismos…
Os trabalhos dos alunos, reunidos num livro digital, serão apresentados aos colegas, aos professores e aos encarregados de educação, no dia 06 de junho, no auditório da Escola Secundária.
O ebook será disponibilizado no site Myebook.com e pode ser acedido a partir do blog da Biblioteca - http://biblioteca-essps.blogspot.com/.
Profª Bibliotecária
Lurdes Meneses

Sem comentários: