29/04/2017

Comemoração do Dia Mundial do Livro - Festa do Livro

A Biblioteca da Escola Secundária celebrou o livro e a leitura em articulação com  o Grupo de Português.
A exposição "Livros que fizeram historia" cedida pela Santillana esteve disponível na Biblioteca

Os painéis contêm imagens das obras e dos seus autores, bem como de outras obras inspiradas por estas, desde a pintura à escultura, cinema, televisão, etc. De alguma forma, as obras expostas influenciaram o modo de vida, de pensar, de sonhar... Algumas contribuíram para mudanças sociais e de mentalidade até à data do se aparecimento, inimagináveis...

A professora bibliotecária e o professor Jorge Araújo conduziram os alunos através dos enredos e das histórias dos livros apresentados e focaram alguns aspetos importantes da biografia dos seus autores, bem como a contextualização histórica, social,  política, etc.

A Exposição foi visitada por cerca de  600 alunos, do 2º e 3º ciclos e ensino secundário.



A reportagem fotográfica foi da responsabilidade do professor Jorge Araújo, do A.O. Francisco Santos, da professora Luísa Almeida...


A Professora Bibliotecária

23/04/2017

Exposição "Livros que fizeram história" - Convite



Informação:
As turmas do 2º e 3º ciclo terão um calendário próprio. As turmas do ensino secundário, regular e profissional, visitarão a exposição quando os docentes de Português tiverem disponibilidade.
Os docentes receberão, por e-mail, um guião com propostas de exploração global da exposição e de cada painel, em particular.
No final da visita, haverá ainda um questionário de avaliação da atividade, para responder online, nos computadores da BE.

A Professora Bibliotecária, 
Maria de Lurdes Meneses

18/04/2017

Exposição Livros que fizeram História


A Biblioteca Escolar e o Grupo de Português comemoram o
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
No âmbito desta efeméride, de 24 a 28 de abril, na Biblioteca da Escola Secundária, realizar-se-á a exposição “Livros que fizeram História”, constituída por 16 painéis editados e disponibilizados pela Editora Santillana.
Os painéis contêm imagens das obras e dos seus autores, excertos, curiosidades, contexto histórico e sociocultural dos livros. Divulgam livros mundialmente reconhecidos pela sua importância e contributo para a evolução do pensamento, do conhecimento e, de alguma forma, para a transformação social e, essencialmente, para a promoção da leitura e do prazer de ler. O Guião para a exploração  dos painéis pode ser consultado aqui.
Adaptado Santillana

Convida-se toda a comunidade escolar a visitar a Exposição e a ver ou rever os grandes livros e autores que marcaram, e ainda marcam, o conhecimento e a cultura em diversas áreas do saber: Literatura, Ciências Sociais, Física, História…

Foi elaborada uma calendarização para a visita das turmas do 2º e 3º ciclos. Os alunos do ensino secundário visitarão a exposição consoante a disponibilidade dos professores de Português.

Lista dos livros que fizeram história












Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Este ano associa-se aos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal.

Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616.

Em 2017, e porque se comemoram os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal http://150anosdaabolicaodapenademorteemportugal.dglab.gov.pt/, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro como um hino à vida .

O cartaz, um cartoon com conceção e design da ilustradora e cartoonista Cristina Sampaio http://www.cristinasampaio.com/pt/, pretende mostrar simbolicamente que o livro e a leitura são fatores fundamentais para o crescimento económico, político, social e cultural, e que se encontram na base da cidadania plena.


04/04/2017

Problema do Mês de fevereiro/março - solução


Vamos considerar que quando o homem entrou na primeira loja tinha N euros. O objetivo é determinar o valor de N.
O problema diz que em cada loja o homem gastou 1 euro a mais do que a metade do que tinha ao entrar.
Loja 1
Loja 2
Loja 3

O homem entrou com N.

O homem GASTOU:

(N/2)+1.

Portanto o homem FICOU com:

N - ((N/2)+1)

= N-(N/2)-1

= (2N-N-2) / 2
= (N-2)/2

O homem entrou com (N-2)/2
O homem GASTOU:

( (N-2)/2 )/2 + 1 = (N-2)/4 + 1 =(N+2)/4

Portanto o homem FICOU com:(N-2)/2 - ((N+2)/4)= (2N-4-N-2) / 4=(N-6)/4

O homem entrou com(N-6)/4

O homem GASTOU:

((N-6)/4 )/2 + 1
= (N-6)/8 + 1=(N+2)/8

Portanto o homem FICOU com ZERO EUROS, porque o problema diz que ele gastou tudo o que tinha nas três lojas. Assim, conclui-se que o dinheiro com que ele ENTROU na loja 3 menos o dinheiro que ele GASTOU na loja 3 é igual a ZERO:
(N-6)/4 - ((N+2)/8) = 0
(2N-12-N-2) / 8 = 0
2N-12-N-2 = 0
N-14 = 0
N = 14

PORTANTO, QUANDO O HOMEM ENTROU NA PRIMEIRA LOJA TINHA 14 EUROS !!!