31/07/2013

boletim informativo

3º período 2012/2013

 Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor - 23 de abril

Para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca da Escola Secundária de S. Pedro do Sul e o grupo de Espanhol realizaram diversas atividades. 
Proposemos a todos os alunos e professores que dedicassem 30 minutos à leitura, entre as 9:30h e as 10:00h. A escola parou para ler durante 30 minutos. 
Oferecemos aos professores um momento de poesia com a recitação de poemas da autoria de alguns participantes no concurso Faça lá um Poema. 
Distribuímos poemas em Português e em Espanhol com uma mensagem versando a importância do livro. 
Durante o dia, os utilizadores da Biblioteca registaram, num quadro, frases sobre e dos seus livros preferidos. 
Nas portas das salas foram deixadas diversas mensagens sobre leitura e sobre o livro, em português e em espanhol.

Semana do Cinema Espanhol

A semana do cinema espanhol decorreu de 8 a 12 de abril, na Biblioteca. Os alunos de espanhol assistiram a filmes selecionados de acordo com o seu nível de língua e realizaram fichas de exploração pedagógica.
Manolito Gafotas, uma comédia do realizador Miguel Abaladejo, baseado na novela de Elvira Lindo, tinha como tema principal as férias de verão ensombradas pela reprovação de Manolito a Matemática e a espera ansiosa pelo seu pai na expectativa de este os levar à praia.
El Sueño de Valentín é uma comédia dramática dirigida por Alejandro Agresti que ocorre em Buenos Aires. Valentín é um rapaz de 9 anos que vive com a avó e cuja vida assenta em dois sonhos: tornar-se astronauta e ir viver com a sua mãe.
Obaba é um drama baseado na obra ObabakoaK de Bernardo Atxaga, dirigido por Montxo Armendáriz. Lurdes, a personagem principal, é uma estudante de jornalismo que, acompanhada da sua câmara de vídeo, começa uma viagem pelos recantos de Obaba, uma aldeia que encerra um mistério que ela tenta desvendar. 


Projetos

Leitura Solidária

Crescer + a Ler



Clica na imagem para ver as fotos em tamanho grande.

Foi um projeto abrangente que envolveu quarenta e oito alunos de cinco turmas do 7º e 8º anos da Escola Secundária e as crianças de três, quatro e cinco anosno Jardim de Infância da Misericórdia de S. Pedro do Sul. As atividades de leitura e lúdicas fizeram crescer+, em todos os participantes, o gosto pela leitura, ao mesmo tempo que desenvolveram competências variadas ao nível da expressão oral e do trabalho colaborativo, tendo contribuído para o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens de ambas as partes.
Para os mais pequeninos, os alunos da secundária adaptaram, recriaram e escreveram até, histórias originais. Além da leitura e da dramatização de algumas delas, os mais talentosos também interpretaram canções infantis, que ensaiaram com as crianças, orientadas pela professora Ana Beato. Uma das formas de contar histórias é através da imagem e, de certa forma, também as crianças recontaram as histórias, ilustrando algumas e colorindo outras. 
A Equipa da Biblioteca (Profesoras Lurdes Meneses e Lurdes Cardoso) agradece a cada um dos intervenientes a sua importante colaboração, da qual dependeu o sucesso deste projeto, nomeadamente, à Diretora do Jardim de Infância, Idalina Barros, às Educadoras, Teresa Tojal, Paula Paiva, Isabel Ferreira e Vera Neves; às auxiliares das respetivas salas; e às Docentes de Português da Escola Secundária, Ana Beato, Carla Pereira, Elisa Gomes e Isabel Silva.

Ler + Jovem

(em parceria com a Biblioteca Municipal e com o Gabinete de Intervenção Social)

Este projeto cresceu em torno de uma ideia solidária: a de levar alguns momentos de alegria e carinho aos seniores das Instituições de Solidariedade Social de Carvalhais, Santa Cruz da Trapa e Vila Maior, e atenuar a sua solidão, através da leitura e com a juventude e a alegria dos nossos alunos. 
Entre as atividades desenvolvidas destacamos a leitura de histórias, a simulação de situações de perigo iminente, com o objetivo de prevenir os idosos contra possíveis burlões, atividades lúdicas, (Quem sabe, sabe, jogo de cheiros e de objetos e jogo de treino de memória recente). 
Agora que chegou ao fim, o balanço é muito positivo. Durante oito meses, trinta e quatro jovens e quatro professores receberam muito mais do que o que deram. 
Ouvimos as suas histórias, de vidas outrora preenchidas com afazeres sem fim, com filhos de quem, agora, se encontram separados pela distância e com os companheiros que os esperam ao fim do dia e casa. As horas são preenchidas com as memórias do passado e é nos seus olhos cansados que conseguimos ler a falta de esperança e a resignação de quem já não espera mais nada da vida… Alguns, como a alegre e inconsciente ceifeira, de Fernando Pessoa, cantavam as cantigas que lhes faziam surgir lembranças indefinidas e já gastas pela idade, mas aguçadas e vivas como as esquinas da saudade. 
Este projeto alertou-nos para a existência de uma realidade que caminha ao nosso lado e que é a ponta de um iceberg com dimensões de que poucos suspeitam: a solidão e o isolamento dos idosos. Em todos as instituições encontrámos o calor humano e o carinho de quem dedica grande parte dos seus dias a atenuar o sofrimento que a solidão teima em acentuar.

Apresentamos a reportagem fotográfica que registou alguns momentos dignos de serem recordados.



19/07/2013

leitura em férias

BIBLIOTECAR: LEITURA EM FÉRIAS:    

                        Jam McDonald
Uma das formas mais estimulantes para as crianças e jovens passarem os seus dias de férias.
Haja livros, estímulos e bibliotecas por perto!

18/07/2013

Inquérito aos hábitos de leitura