05/11/2015

Vencedor do Concurso "Na rota do mandarim"

No Concurso "Na rota do Mandarim" dois alunos obtiveram a pontuação máxima. Por esse motivo, o prémio, um livro da Coleção "Os primos", foi sorteado no final do encontro com Mafalda Moutinho, no Cineteatro Jaime Gralheiro, no dia 3 de novembro de 2015.

Os alunos foram, o Gonçalo Ferreira Fernandes, 8º D, e João Miguel Marques Rodrigues,  8º F.

O João Miguel Marques Rodrigues,  8º F, foi o aluno sorteado.





Parabéns aos dois e a todos os participantes!  

Concurso Autor do Mês - resultados

Os vencedores do Concurso Autor do Mês são:

Maria Paiva, nº 13,  10ºD  -  4,5 pontos

Mariana Lopes, nº 15,  8º A - 4,5 pontos

Tatiana Carvalho, nº 19.  8º A - 4,5 pontos


Para veres os resultados dos restantes concorrentes, consulta o expositor da BE no Polivalente e a vitrina da Biblioteca.

Parabéns a todos os participantes! 
Já está disponível o Autor do Mês de novembro. 

Participa!

Encontro com Mafalda Moutinho - alunos do 8º ano

A Escritora Mafalda Moutinho esteve em São Pedro do Sul, no Cineteatro Jaime Gralheiro,  a convite das Professora Bibliotecárias.
Os destinatários da Escola Secundária foram os alunos do 8º ano.

A criadora da coleção "Os primos" falou dos seus livros e das suas "andanças" pelo mundo da escrita, tendo desvendado alguns mistérios da sua obra. 
As perguntas, sempre pertinentes dos alunos, conduziram-nos pelo universo narrativo e ficcional das obras da coleção e também pelas viagens da escritora, que respondeu a todos com grande clareza e enorme simpatia.
Também teve lugar a entrega do prémio ao aluno vencedor do Concurso "Na Rota do Mandarim", um livro da coleção "Os primos" que recorda os 260 anos do Terramoto de 1755. 
A habitual sessão de autógrafos  encerrou a sessão que agradou a todos os presentes.




Mafalda Moutinho em São Pedro do Sul - Kizoa Online Movie Maker

Contribuiriam para que este momento de promoção da leitura fosse isso mesmo, as docentes de Português do 8º ano, as Diretoras de Turma, os professores que acompanharam os alunos ao Cineteatro e os alunos que se disponibilizaram para fazer a apresentação e  animação do evento. 

BEM HAJAM!

A Professora Bibliotecária 
Lurdes Meneses

04/11/2015

A Importância da Biblioteca Escolar

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, um dos desafios aos alunos foi:"Escreve numa frase a importância da Biblioteca Escolar". E os alunos escreveram:


- A biblioteca é importante para quem gosta de ler, mas não só, é bom para quem quer estudar, pois é um sítio silencioso; e também para quem precisa de uma breve explicação, pois há sempre um professor.
 Ana Paiva, 8ºD

- Para mim, a biblioteca é muito importante para uma escola porque dá muito jeito.
Toni Almeida,    8ºD

- A Biblioteca é um sítio para estudar, pesquisar e tirar dúvidas.
Tiago Santos,    8ºD

- A Biblioteca escolar é um espaço que nos ajuda a ter acesso a livros.
Gonçalo Fernandes,    8ºD

- A Biblioteca ajuda-nos a estimular a leitura e a estudar.
Guilherme Almeida Santos,    8ºD

- Ajuda-nos a estudar nos intervalos.
Gonçalo Figueiredo,    8ºD

- A Biblioteca é importante, porque podemos consultar o livro de que necessitamos.
Leonardo Carvalho,    8ºD


 - A biblioteca serve para procurar, pesquisar coisas de que precisamos para sabermos. 
Anónimo, 8ºD

- A Biblioteca Escolar tem uma boa organização fazendo com que tenha também um bom funcionamento.
Luís Miguel Pinto,    8ºA

- A Biblioteca é muito importante para os alunos, pois podem fazer pesquisas, ler, estudar e fazer os TPC, ou seja é um sítio de apoio ao aluno.
Tatiana Carolina Carvalho,    8ºA

- A Biblioteca escolar é um pilar da cultura e do conhecimento, pois serve para um pouco de tudo.
Beatriz Marques Rodrigues,    8ºA

- A Biblioteca escolar é um pilar da cultura dos alunos da escola.
Miguel Cardoso,    8ºA

- A Biblioteca escolar é bastante boa para estudar, apesar de  não vir cá muitas vezes.
Gonçalo Oliveira,    8ºA

- A Biblioteca é muito bem organizada.
Inês Fernandes,    8ºA

- A Biblioteca tem um bom funcionamento. Tem uma boa organização e tem boa assistência.
Maria João Caetano Coelho,    8ºA

- Aprender mais sobre os livros.
Pedro Miguel Lopes,    8ºA

- A Biblioteca é um local muito interessante.
Carlos Cabo,    8ºA

- A Biblioteca escolar é um local onde podemos pesquisar, ler, encontras coisas novas, podemos fazer trabalhos de pesquisa, ver filmes. A Biblioteca escolar é um local importante porque podemos aprender novas coisas.
Inês Bizarro,    8ºA

- Eu acho que a biblioteca é muito importante, pois possibilita-nos meios de estudo e de trabalho.
Mariana Lopes,    8ºA

- Podemos ler qualquer tipo de livro.
Henrique Girão,    8ºA

- A Biblioteca ajuda-nos a estudar.
Rui Pedro,    8ºA

- A biblioteca escolar é um local onde podemos aprender mais sobre as línguas, praticar mais a leitura e pesquisar coisas sobre o que quisermos.
Daniela Chaves,    8ºA

- A Biblioteca escolar é um pilar da cultura dos alunos e da escola.
João Martins,    8ºA

- Esta biblioteca escolar é o espaço muito bom para estudar, fazer os TPC, ir ao computador fazer powerpoints e outras coisas.
Gonçalo Manuel,    8ºE

- A biblioteca escolar é importante.
Daniela Gomes,    8ºE

 - A Biblioteca Escolar é um local onde nós podemos estudar e pesquisar.
Mariana Pinto de Almeida,    8ºE

-  Biblioteca é um espaço calmo, podemos descansar, ler, estudar e ir ao telemóvel e ao tablet.
Miguel Figueiredo,    8ºE

- A biblioteca é boa estudar, fazer os TPC e mais coisas.
Tiago Miguel Almeida,    8ºE

- A Biblioteca é um espaço interessante para trabalhar.
Gonçalo Ribeiro Barros,    8ºE

- A biblioteca seve para ficarmos mais cultos e sábios e com muitos conhecimentos.
Mariana Silva Pereira,    8ºE

- A biblioteca é fundamental para a aprendizagem.
Tiago Alexandre Rodrigues,    8ºE

- Gosto muito da biblioteca.
Anónimo

- A biblioteca é um lugar onde se pode aprender, estudar, ler e consultar.
Gastão Duarte,    8ºE

- A biblioteca é um lugar onde vamos ao computador, lemos livros, e podemos ver filmes, fazer os trabalhos de casa e aprender coisas.
Bianca Rodrigues Marques,    8ºE

- Acho que a biblioteca é um sítio importante porque os alunos podem estar mais informados. A biblioteca é um sítio onde se pode aprender.
Inês Cristina de Sousa Ribeiro,    8ºE

28/10/2015

Encontro com a Escritora Mafalda Moutinho

A Escritora Mafalda Moutinho estará presente no Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, na próxima terça feira, dia 3 de novembro, para dinamizar a leitura junto dos alunos dos 7º e 8º anos, através da coleção "Os primos".

Relembramos aos alunos que está a decorrer o Concurso "Na rota do mandarim". Só têm de responder a algumas questões de V/F ou escolha múltipla.
O questionário encontra-se na Biblioteca e junto da Professora de Português da turma.

Para o vencedor haverá um prémio: um livro da coleção "Os primos" autografado pela Escritora no dia da sessão.

                                                                    Participa e Boa Sorte!

Para mais informações sobre a coleção "Os primos" e sobre a sua autora, consulta o site oficial http://www.osprimos.com/


26/10/2015

Concurso Autor do Mês 2014/2015 - entrega de prémios

No Dia da Biblioteca Escolar, 26 de outubro, foram entregues os respetivos prémios às vencedoras do Concurso Autor do Mês do ano letivo 2014/2015.
A Fernanda Oliveira, a Maria Beatriz Coelho, 11º A, e a Tatiana Tavares, 10º C, receberam um livro de entre os indicados para o Projeto de Leitura Individual,  nos respetivos anos de escolaridade.
Parabéns às contempladas, que todos os meses responderam com elevada correção aos questionários. 

Esperamos que continuem a participar. 


Formação do Utilizador da Biblioteca


20/10/2015

Encontro com a Escritora Liliana Gonçalves

A Escritora Liliana Gonçalves dinamizou três sessões de leitura no Auditório da Escola Básica nº 1 (Centro Escolar) para as crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas  São Pedro do Sul. 
Partilhou momentos divertidos  e a história do seu livro Todos diferentes todos animais.  A girafa Alcina viu o seu problema resolvido pelos outros animais habitantes da ilha Sem Nome. 
No final, teve lugar a habitual sessão de autógrafos.


Todos diferentes todos animais - Kizoa Movie Maker

14/10/2015

"Os Primos" na rota do mundo e feira de autor

Mafalda Moutinho desloca-se ao Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, no dia 3 de novembro de 2015.  Realizará sessões de animação da leitura para os alunos dos 7º e 8º anos. 

Aqui fica a rota dos livros da coleção "Os Primos", de Mafalda Moutinho.

Os alunos poderão comparar os livros desta coleção nas Bibliotecas da Escola Básica nº 2 e da Escola Secundária.