14/05/2015

Crescer+ a Ler 8º B JI 03

A Joana Figueiredo, do 8º B, leu mais uma vez a sua história com final feliz, "Papoila". Desta vez, acompanhada pela sua colega do 8º C, encantaram as crianças da sala 03 do JI da Escola Básica nº 1.
A história, vão ter oportunidade de a ler depois de editado o livro.

27/04/2015

Dia Mundial do Livro - Leituras partilhadas

A atividade "Leituras Partilhadas" consistiu na partilha da leitura dramatizada de um texto pelos alunos do 3º ciclo (8º e 9º ano) aos colegas do ensino secundário. 
O texto "No Chapeleiro", de Karl Valentin, cedido pelo Professor Carlos Silva, formador da oficina "Arte de dizer" dirigida aos alunos do 10º ano, foi trabalhado e adaptado pela Equipa da Biblioteca Escolar e proposto aos docentes de Português do 3º ciclo que prepararam os alunos para a sua leitura. 

As vozes do vídeo são da Joana Figueiredo, 8º B, e do Nuno Dias, 8º E.




A  Professora Bibliotecária: Maria de Lurdes Meneses

24/04/2015

Dia Mundial do Livro

O livro e  a leitura têm vindo a ser celebrados durante toda esta semana, na Escola Secundária, nas aulas de Português, essencialmente. Alunos do 8º e 9º anos partilharam a leitura dramatizada de um texto humorístico "No Chapeleiro" de Karl Valentin, um comediante alemão, autor e produtor de filmes que tinha especial mestria no uso das palavras.




No dia 23 de abril, os LIVROS e a leitura marcaram presença na sala de Professores.



A Joana Figueiredo e a Inês Vieira, 8º B, presentearam os Professores com o humor que caracteriza os textos de Karl Valentin.


O Simão, 7º C, leu o texto de sua autoria, "Manuel e o livro mágico", escrito no âmbito do Projeto "Crescer+ a Ler", destinado a crianças da Educação Pré-Escolar, público-alvo do referido projeto. 
A mensagem do texto adequa-se a esta comemoração pela magia do seu conteúdo. E, apesar de se destinar a promover a leitura e a escrita, e a despertar a imaginação das crianças, deixa nos adultos um suave sabor a nostalgia.

Partilhamos o texto inédito do Simão.

Manuel e o livro mágico

Os alunos do 9º G, sob orientação da Professora Isabel Silva, também  participaram nesta comemoração.  Escreveram frases sobre o livro em tenras folhas de plátano e ofereceram o seu trabalho à Biblioteca Escolar.



A Professora Bibliotecária
Lurdes Meneses





Concurso Nacional de Leitura 2015

Mais uma vez, e pelo sexto ano consecutivo, a Escola Secundária de São Pedro do Sul participou no Concurso Nacional de Leitura.
Três alunas do 3º ciclo, Mariana Ferreira, Mariana Almeida e Inês Casais, marcaram a sua presença  na Festa da Leitura que se realizou em Mortágua, no dia 22 de abril. 


CNL2015 Mortágua - Kizoa Video Maker

A Professora Bibliotecária
Lurdes Meneses