Nos dias 16 e 17 de março, a escritora Ana Maria Magalhães estará no Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul para um encontro com alunos do 5º, 6º, 7º e 8º anos, da Escola Básica nº 2 e da Escola Secundária.
O encontro terá lugar no Cineteatro Jaime Gralheiro.
Nos dias 2 e 3 de março, os alunos do 10º ano da Escola Secundária estiveram muito ocupados a aprender técnicas importantes para dominar o inimigo nº 1 das apresentações orais - o nervosismo.
O Professor Carlos Alberto Silva veio de Leiria para introduzir uma nova dinâmica nas técnicas de expressão oral dos nossos alunos.
Estamos certos de que a partir da formação, grande parte destes alunos passarão a refletir e a utilizar as técnicas de relaxamento e de postura que aprenderam, quando forem confrontados com a necessidade de falar em público.
A expressão oral, na disciplina de Português no ensino secundário, tem um peso de 25% na classificação final.
Por agora, deixamos algumas fotos e vídeos para se compreender a dinâmica da ação.
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul acedeu ao desafio da Rede de Bibliotecas Escolares na promoção da literacia digital, estatística e de informação.
Neste âmbito, no dia 4 de março, das 15:30 às 17:30, realiza-se na Escola Secundária, uma ação de formação dinamizada por formadores da PORDATA para docentes de todo o Agrupamento e alunos do ensino secundário.
As ações de formação têm por objetivo ensinar os formandos a explorar os dados disponibilizados pela PORDATA, de forma simples e acessível, desse modo contribuindo para algumas literacias fundamentais como a literacia digital, a estatística e a de informação.
Falar em público e apresentar trabalhos oralmente provoca, por vezes, crises de ansiedade que condicionam o desempenho escolar dos alunos.
No sentido de minorar o stress e contribuir para melhorar o aproveitamento, convidámos o Formador Carlos Alberto Silva, licenciado em Comunicação Educacional e Gestão da Informação. Atualmente, desempenha funções de professor bibliotecário.
A oficina tem a duração de 2h30m e destina-se a alunos do 10º ano dos cursos científico-humanísticos.
Esta atividade tem o apoio logístico do Hotel Vouga.
A Exposição foi visitada por 494 alunos, do 3º ciclo e ensino secundário, em visitas guiadas, antecedidas de sessões de esclarecimento sobre a temática, tendo sido focados diversos aspetos desta atividade que, até aos anos 70, foi de grande relevância para o concelho de S. Pedro do Sul.
Foi também passado um documentário "Vida de Resineiro", da autoria do professor Paulo Santiago, que retrata a antiga forma de exploração da resina.
Na senda da retoma da resinagem que se traduziria em inúmeros benefícios para a floresta da nossa região, a Engenheira Mónica, Técnica Florestal do Gabinete Técnico Florestal, iniciou as sessões de esclarecimento sobre esta campanha, que bem poderá ser uma das soluções para a gestão e manutenção das características da mancha florestal do concelho.
No segundo e terceiro dias as sessões e as visitas guiadas ficaram a cargo da Professora Bibliotecária.
Foram abordadas algumas questões sobre esta atividade:
O que é a resina?
Quais as utilizações possíveis desta matéria prima?
Qual a importância da retoma desta atividade para a nossa região?
Como se processa a extração e escoamento da resina?
A Biblioteca da Escola Secundária acolhe de 24 a 27 de fevereiro a exposição temática A Campanha da Resina. promovida pela Câmara Municipal, e cedida pelo Professor Paulo Santiago, .
A visita será orientada pela Eng.ª Mónica Almeida, Técnica Superior de Engª Florestal, Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, antecedida de uma pequena palestra e visionamento de um documentário, no Auditório da Escola Secundária.
No dia 28 de janeiro, cinco alunos do 7º C, acompanhados da docente de Português e da Professora Bibliotecária, deslocaram-se a S. Félix para contarem as suas histórias às crianças do Jardim de Infância.
Receberam-nos muito bem, em S. Félix.
Obrigada.