28/02/2015

Exposição A campanha da resina

Notícias
A Exposição foi visitada por 494 alunos, do 3º ciclo e ensino secundário, em visitas guiadas, antecedidas de sessões de esclarecimento sobre a temática, tendo sido focados diversos aspetos desta atividade que, até aos anos 70, foi  de grande relevância para o concelho de S. Pedro do Sul. 
Foi também passado um documentário "Vida de Resineiro", da autoria do professor Paulo Santiago, que retrata a antiga forma de exploração da resina. 


Na senda da retoma da resinagem que se traduziria em inúmeros benefícios para a floresta da nossa região, a Engenheira Mónica, Técnica Florestal  do Gabinete Técnico Florestal, iniciou as sessões de esclarecimento sobre esta campanha, que bem poderá ser uma das soluções para a gestão e manutenção das características da mancha florestal do concelho. 

No segundo e terceiro dias as sessões e as visitas guiadas ficaram a cargo da Professora Bibliotecária.
Foram abordadas algumas questões sobre esta atividade:
  1. O que é a resina?
  2. Quais as utilizações possíveis desta matéria prima? 
  3. Qual a importância da retoma desta atividade para a nossa região?
  4. Como se processa a extração e escoamento da resina? 



24/02/2015

Exposição Temática A Campanha da Resina

A Biblioteca da Escola Secundária acolhe de 24 a 27 de fevereiro a exposição temática A Campanha da Resina. promovida pela Câmara Municipal,  e cedida pelo Professor Paulo Santiago,  .



A visita será orientada pela Eng.ª Mónica Almeida, Técnica Superior de Engª Florestal, Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, antecedida de uma pequena palestra e visionamento de um documentário, no Auditório da Escola Secundária.


 Panfleto explicativo  da exposição
(Cedido pela Câmara Municipal)

concurso faça lá um poema

Vencedores

3º CICLO
Joana Figueiredo
8º B
Felicidade 
Rafaela Gomes Fernandes
7º B
Ser poeta
Nádia Almeida
8ºB
O Mar

 
ENSINO SECUNDÁRIO
Bárbara Espírito Santo
10º D
Tu…
Carlos Daniel Rocha
12º A
Horizonte
Jennifer Ferreira Pinto
12ºC2
A Psicologia da Vida

a)      O poema vencedor de cada ciclo participa no concurso FAÇA LÁ UM POEMA 2015, a nível nacional.

b)     Todos os trabalhos serão publicados em formato digital no Blog e na página Web.
Parabéns a todos os participantes!


A Equipa da Biblioteca da ES

18/02/2015

Crescer+ a Ler - 7º C - S. Félix

No dia 28 de janeiro,  cinco alunos do 7º C, acompanhados da docente de Português e da Professora Bibliotecária, deslocaram-se a S. Félix para contarem as suas histórias às crianças do Jardim de Infância.
Receberam-nos muito bem, em S. Félix.
Obrigada.
Click to play this Smilebox slideshow




11/02/2015

CNL - 2ª fase




A 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura realiza-se na

Biblioteca Municipal de MORTÁGUA, no dia

22 de abril de 2015

10/02/2015

dia da internet segura





Crescer+ a Ler - 8º A

No dia 21 de janeiro, o João Nuno Pereira e a Beatriz Pereira, do 8º A, acompanhados pela Docente de Português e pela Professora Bibliotecária, encantaram as crianças dos Jardins de Infância de Figueiredo de Alva, de Fermontelos e da Ladreda, que se juntaram em Figueiredo de Alva para ouvir as histórias que estes dois alunos escreveram para elas.
Fomos muito bem recebidos pelas Educadoras.
Muito agradecemos a dedicação de todos.
Click to play this Smilebox slideshow

06/02/2015

Feira de autor - Ana Maria Magalhães

No dia 16 e 17 de março, a escritora visita o Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul. 
Os alunos do 8º ano têm encontro marcado com a autora das obras cujas personagens andam sempre em busca de novas aventuras.
Os livros que escolhemos trabalhar não fazem parte da coleção "Uma aventura", mas são igualmente cativantes, "Quero ser outro" e "Quero ser ator".



estudar e aprender com método



04/02/2015

Dois vídeos que apresentam algumas das mais belas e maiores bibliotecas do mundo