14/01/2011


Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2011, que se realiza no CCB, no dia 20 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançam o desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas.

A entrega de prémios terá lugar no CCB a 20 de Março de 2011 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.


REGULAMENTO
1ª fase

1. A 1ª fase decorrerá na Escola Secundária de S. Pedro do Sul, de 7 a 24 de Janeiro de 2011, destinando-se a premiar poemas escritos por alunos dos seguintes níveis educativos:

• 3º Ciclo do Ensino Básico
• Ensino Secundário

2. A participação no concurso é individual, sendo que não serão contemplados trabalhos de pequeno grupo ou de turma.

3. Não há qualquer tema obrigatório para os poemas a concurso. No entanto, a extensão máxima de cada texto não poderá ultrapassar os 4000 dígitos (caracteres, espaços).

4. O trabalho deverá ser entregue, em formato digital e em papel, à professora de Português titular da turma, que seleccionará os três melhores.

5. A selecção dos trabalhos, devidamente identificados, ficará ao critério de um júri, constituído por cinco elementos.

6. Será seleccionado apenas um poema por cada nível de ensino, não havendo lugar a recurso da decisão do júri. Este terá em conta a correcção da escrita, a riqueza de conteúdo e a originalidade do tema e da linguagem.

7. Os poemas vencedores da 1ª fase serão submetidos no Sistema de Informação do PNL até 4 de Fevereiro de 2011.

A Organização
A Equipa da Biblioteca Escolar e o Grupo de Português

Sem comentários: